sexta-feira, 30 de setembro de 2016

5 motivos para adotar (e não comprar) um animal de estimação

Não sei se vocês sabem, mas eu amo os animais. E o Pausa pra Conversa foi criado justamente para falar dos assuntos que mais gosto. Estava faltando um espaço dedicado a eles aqui no blog e a partir de hoje teremos a coluna Cantinho Animal, onde sempre trarei posts relacionados ao tema. E hoje, como não poderia deixar de ser, quero iniciar falando de um dos temas que mais defendo: a adoção de animais.

Acredito que nem todos que lerão esse post concordam com a minha opinião de que animais não deveriam ser vendidos nem comprados. Argumentam que animais de raça ou SRD merecem o mesmo carinho. E isso é uma verdade absoluta, concordo totalmente que devam receber o mesmo amor, porém discordo da compra e venda. Seguem abaixo 5 motivos para adotar (e não comprar um animal).

5 motivos para adotar um animal 

 1- Evita tortura em canis
Quando alguém compra um filhote muitas vezes não sabe sua procedência, como são as condições do canil, como os animais são tratados, etc. Mas eu preciso contar a vocês que em muitos locais de criação de animais, as matrizes - os pais dos filhotes vendidos - são obrigados a cruzar incessantemente para produzir o maior número de filhotes, o que prejudica sua saúde física e emocional. Muitas cadelas são totalmente imobilizadas para que cruzem o maior número de vezes possíveis. Muitos lugares desses também não respeitam as condições de higiene necessárias e nem prestam atendimento veterinário adequado, descartando filhotes e principalmente matrizes quando não são mais necessários. Muitos são jogados nas ruas ou sacrificados.

Matrizes resgatadas 





2- Muda a vida de um animal 
A grande maioria dos animais de rua e dos abrigos de animais já passaram por situações como abandono, tortura, violência, maus tratos, doenças e muitos outros problemas. Alguns nunca chegaram a conhecer o amor de uma família. Outros tem medo de humanos devido ao que já sofreram. E infelizmente, por mais que sejam cuidados em um abrigo, não há voluntários ou funcionários suficientes para dar a atenção que precisam, o que faz com que muitos fiquem presos em pequenas baias durante boa parte do tempo em que permanecem lá. Muitos nunca chegam a sair das ruas ou do abrigo onde se encontram. Ao adotar um animal nessas condições você mudará completamente a vida dele, presenteando-o com amor e uma família. E não se esqueça que com certeza o animal retribuirá o amor recebido.

Antes e depois da adoção




 3- Permite que mais animais sejam resgatados pelas ONG's
Nesse caso específico de adoção diretamente de ONG's você possibilitará que mais animais sejam resgatados. É bem simples: essas instituições são mantidas a partir de doações e não tem possibilidade de recolher todos os animais em necessidade. Quando um animal é adotado, abre vaga para que mais um possa ser resgatado das ruas ou de situações de maus tratos.  


 4- Você já conhece a personalidade do animal
Apesar de muitas pessoas terem preconceito com cães adultos, eles na maioria dos casos se adaptam muito bem a uma nova família e tem a vantagem de já ter a personalidade formada, ou seja, você não terá surpresas com o passar do tempo. Além disso, costumam ser mais comportados que os filhotes e se sentem gratos pelo amor recebido.  


 5- Você aprenderá que animais são amigos e não mercadoria
Animais comprovadamente tem sentimentos e são inteligentíssimos. Eles sentem dor, se apegam e também sentem a rejeição e o abandono. Os animais são vidas e vidas não devem ser comercializadas. Com milhares de animais sofrendo nas ruas e abrigos, não há necessidade de pagar caro e alimentar um comércio cruel. Quanto mais animais são vendidos e comprados, menores serão as chances de que algum SRD seja adotado. Não adote por raça, adote por amor.


É interessante refletir nesses pontos aqui apresentados antes de decidir comprar um animal. Um animal de raça não é melhor que um SRD. Todos podem oferecer amor, lealdade e alegria. Se não houver quem compre, não haverá quem venda. Transforma a vida de um animal carente, adote.

Gostou do post? Não esqueça de compartilhar e clicar em G+!

17 comentários:

  1. Oi, Isa! Tudo bem?
    Eu amo cachorro e gatinho :)
    E realmente adotar é um gesto nobre.
    Aqui em Campinas, cidade onde eu moro, existem ONGs bem atuantes e que divulgam os benefícios da adoção. E um texto como o seu é bom para propagar o tema.
    Sucesso com o blog.
    Beijo,

    Hida

    www.blogdahida.com

    ResponderExcluir
  2. Olá! Concordo completamente com o post! Nunca tive um bichinho de raça. Os cachorros e gatos que já tive e tenho agora foram ou doados por amigos/parentes, ou resgatados da rua. Meu gato Neném é um exemplo: encontrei ele e mais dois filhotinhos numa esquina do bairro, depois de uma chuva muito forte. Estavam os três encolhidinhos no asfalto, no meio da lama, molhados e com frio, correndo risco de serem atropelados. Não pensei duas vezes, e levei pra casa. Arrumei casa pros outros dois e fiquei com o Neném, isso já faz quatro anos. <3
    Quanto aos animais que a gente compra: passei a me preocupar com isso quando comecei a fazer cursinho pré-vestibular, dois anos atrás. Tinha um homem que sempre ficava embaixo de um viaduto, com um carrinho de mercado, e dentro dele alguns filhotes de cachorro de raça que ele vendia no semáforo. Em questão de dias, ele já tinha filhotes completamente diferentes dos de antes, e eu sempre me perguntava onde e como ele arrumava, se maltratava cadelas como voce comentou no post ou se roubava bichinhos das pessoas.
    Aqui em Goiania, onde eu moro, tem lei municipal que proibe esse tipo de venda, mas mesmo assim acontece, e acho muito cruel com eles. Por outro lado, existem muitas ONGs que fazem resgates, tratam, mandam castrar e fazem mutirão de adoção. Esse pessoal é só amor.

    ResponderExcluir
  3. É de mais pessoas com este pensamento que o mundo precisa. Amei a postagem, e assino embaixo em cada palavra. Não julgo quem compra,(quem sou eu pra fazer isso) porque afinal são raças diferentes, mas sou a favor de que haja mais investimentos nesta área, para ajudar nossos bichinhos lindos a terem um lar carinhoso. Meu sonho é ter condição de um dia abrir um abrigo, ou ajudar mensalmente algum ja existente.

    Blog Mais Feminice | FãPage | Canal do Youtube | Instagram

    ResponderExcluir
  4. Ai Isabela, primeira vez que venho aqui e já amo seu blog por esse post <3 eu acho lindo os dog de raça, mas só de pensar no que a cabela ~mãe do cachorrinho~ passou antes de ficar prenha, acaba com meu coração </3 Infelizmente eu não tenho nenhum cachorro por motivos de *minha mãe não deixa hahaha mas seeeempre coloco ração e água para os cãezinhos de rua :3 infelizmente aqui na minha cidade, o canil ainda não funciona muito bem, mas eu e outros moradores daqui, fazemos o possivel para dar uma boa vidinha aos ~totó~ desabrigados rs

    http://mineiraprendada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá!!
    Adorei o seu post parabéns pela iniciativa, é muito difícil hoje em dia vermos posts assim, onde a maioria das blogueiras/youtubers andam por ai com cachorros de raça. Não tenho nada contra a quem compra mas sempre incentivo a adotar!!!Acho que falta investimentos, estrutura e conscientização das pessoas com os animais abandonados.
    PARABÉNS NOVAMENTE!!!

    bEIJOS
    www.bonecadeluxxo.com.br

    ResponderExcluir
  6. Quero adotar um cachorro mas meus pais não deixam e eu até entendo pois do jeito que a situação em relação a dinheiro tá complicada, não poderia dar tudo que o cachorrinho precisaria <3 muita gente compra cachorro só por conta de raça, infelizmente.
    https://meninapsicotica.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  7. Queria adotar mais meus avós não gostam de cachorro. :( E eu só queria se fosse um cachorrinho.

    ResponderExcluir
  8. Parabéns! Adorei o post e concordo com você!
    Acho tão triste que muita gente ainda enxerga os animais como objetos, uma mercadoria...
    Eu queria que o quintal daqui de casa fosse maior para que eu pudesse adotar mais cachorros... atualmente eu tenho dois cachorros (meus filhos), a Life de 12 anos que foi encontrada na rua e o Bob de 2 anos que foi adotado por uma família que acabou se arrependo e colocou ele para adoção de novo aí eu adotei ele *-*
    Parabéns de novo pelo post. Que mais pessoas tomem essa iniciativa.

    Beijo
    www.epilogoembranco.com.br

    ResponderExcluir
  9. Que post mais lindo <3 <3 Precisamos nos importar mais com essa questão, pois dizer que ama bichinhos fofos e postar vídeos engraçadinhos nas redes sociais é fácil. Quero ver o que a pessoa faz de fato para os animais. Eu tive uma SRD e foi uma dog extremamente inteligente e amável, que me proporcionou 13 anos de lealdade e amizade pura como nenhuma outra pessoa foi capaz. Como moro em apartamento, adortar um dog sem saber o tamanho que irá ficar ao certo não é viável, pois se ficar grande ele irá sofrer por pouco espaço. Mas sempre que posso procuro ajudar essas ongs de adoção que tem na minha cidade <3
    Parabéns pelo post!
    www.ouviporai.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não se preocupe com tamanho, se você tiver disponibilidade de passear e ele se adequar, acredito que se adaptará bem.

      Excluir
  10. eu ainda não posso ter um bichinho, mas com certeza vou adotar um quando eu poder, na minha casa (casa da mãe) temos o Bob, é um vira-lata que a ente adotou por que a dona da mãe dele ia abandonar eles na rua, dai mamis pegou o Bob pra criar e outras pessoas os irmãos dele. Amo ele muito, e faz uns 5 anos que ele ta com a gente.


    Blog Entre Ver e Viver

    ResponderExcluir
  11. Faço veterinária e vejo que infelizmente a coisa não é bem assim, as pessoas querem cães de raça ou minúsculo e esquecem que animais de raça TAMBÉM são abandonados (e quando vão pra adoção, aparece 1298329873 querendo adotar) e que cães zero/miniatura são cães DOENTES! Não existe animal miniatura, mas sim um animal com má formação e com tendência a problemas de saúde. Gatos são abandonados pelo menos umas 4x ao dia. Eu apoio a compra de animais exóticos (para adoção nem sempre é possível), mas apenas com a legalização, com um alojamento adequado, com um criatório que você possa conhecer toda a criação e por ai vai. Eu tenho silvestres e exóticos em casa (adotados e comprados) e sofri muito com a genética (que é pior do que dos cães miniatura). O dia das crianças está chegando tbm e me da até medo, imagina quantos animais serão abandonados pq a criança cansou deles? Animal não é objeto ou brinquedo gente! Da um gasto tremendo.

    ResponderExcluir
  12. Não tem coisa mais linda do que voce pegar aquele cachorro de rua e cuidar com todo amor e carinho, eu nunca comprei, sempre peguei da rua ou as vezes pego com pessoas que geralmente a cachorra deu cria e pego não pagando nada, mais pego de rua também, pra que ter um cachorro de raça? O vira - lata também tem amor. Fico indignada com isso. Adotar é um ato de amor e só uma pessoa de bom coração consegue fazer isso, infelizmente as pessoas de hoje se importam muito com raça.
    Belo post linda, amei e super apoio também <3
    mulheres--antenadas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. E de preferência adotar animais "sem dono" porque já me levaram duas gatas embora. Gata não tem jeito, as minhas mesmo castradas gostavam de ficar na rua, eram muito dóceis. Um pouco depois que levaram a primeira, como eu fiquei muito triste meu marido me trouxe outra. A primeira coisa que perguntei foi "Aonde você arrumou essa gata? Tem certeza de que não tinha dono?". As pessoas que fazem isso não pensam que existe uma família, que existe amor e que tanto o animal quanto a família sentirá falta um do outro.
    Desculpa, foi só um desabafo, pois faz poucos meses que a levaram e ainda sinto falta dela... snif...

    ResponderExcluir
  14. no libero eu não tenho nenhum bichinho (quero um cachorro ou gato) porque minha mãe não é a maior fã de animais. mas um dia eu quero adotar um. acho o "adotar" muito mais bonito que comprar, fora os motivos super válidos que você citou :)

    ResponderExcluir
  15. Já vou compartilhar no meu perfil pessoal porque esse post merece! Adotei minha gatinha e foi a melhor coisa que já fiz!! Também já tive outros cachorrinhos adotados. O próprio processo de produção de raça já é cruel. Amei o post!!
    https://virtualcheckin.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Concordo completamente com esse post. Eu acho uma crueldade as pessoas comprar animais e pagar um horror de caro só porque eles são bonitinhos, filhotinhos amados... Um vira latinha pode dar tanto amor quanto um cachorro de raça. Esses cachorros e gatos não tem preço, são vidas e não deveriam nunca ser vendidos... Parabéns pelo post

    Pink is not Rose

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...