quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Dicas de Redação: Como Fazer o Desenvolvimento de um Texto Argumentativo

A algum tempo atrás, fiz um post aqui no blog falando sobre como iniciar uma dissertação ou um texto de opinião, e hoje falarei sobre como desenvolver o seu texto. O desenvolvimento é o conteúdo em si, é onde está a possibilidade de demonstrar seu conhecimento ou conteúdo. Não adianta ter uma belíssima introdução se seu argumentos forem inconsistentes. E nesse post, irei apresentar algumas técnicas que podem ser utilizadas na sua argumentação.

Essas dicas ajudam e muito os vestibulandos, mas são úteis e práticas para qualquer um que utilize da escrita para reforçar seus argumentos. Então, vejamos as melhores formas de rechear o seu texto.


O primeiro passo para um bom desenvolvimento é exatamente o que está explícito no nome “Dissertação Argumentativa”, ou seja, argumentos. Você não irá apresentar os argumentos no desenvolvimento. Esses argumentos, deverão ser apresentados na introdução do seu texto. No desenvolvimento, será a hora de explicá-los, convencer ao leitor de que eles tem sentido.

Não existe um número exato de argumentos que devem ser utilizados numa dissertação argumentativa, ou seja, dependerá de quantos você tem em mente e do espaço disponível para desenvolvê-los. Não adianta citar na introdução inúmeros argumentos, se você não tiver espaço ou ideia de como apresentá-los ao leitor.

Apesar de não existir um número específico para os argumentos, aconselho vocês a utilizarem no mínimo três, usando ao menos um parágrafo para explicar cada um. Não adianta apenas citar um ponto. Um argumento deve ser explicado, afinal, é uma argumentação.

De onde tirar os argumentos? Se você decidiu fazer um texto argumentativo para seu blog, site ou qualquer outro veículo, supõe-se que tenha uma opinião sobre o tema. Por outro lado, se você é um vestibulando, o tema lhe será dado. O que fazer? No ano do vestibular fique atento a todo e qualquer tema que gere uma grande repercussão. Tenha uma opinião sobre esses temas. Se pergunte por quê pensa dessa forma. Descobriu por quê pensa dessa forma? Seus pensamentos e opiniões serão a base de seus argumentos.

Deixarei aqui abaixo alguns dos recursos argumentativos que podem ser usados em um texto do tipo que estamos falando.

Recursos Argumentativos

1-Discurso de Autoridade
O que seria o discurso de autoridade? Isso mesmo, citar alguém que seja autoridade no assunto e que tem o ponto de vista semelhante ao seu como referência para seu argumento. Isso, além de reforçar e dar um peso ao que você escreveu, mostra ao leitor que você tem uma certa bagagem, o que lhe garantirá credibilidade. Mas tem um porém: jamais, em hipótese alguma cite alguém se você não tem certeza de que este alguém disse mesmo o que você afirma que ele disse. Isso é um erro imperdoável num bom texto!

2- Use a História a seu Favor
Gosta de história? Use-a a seu favor. Muitas situações cotidianas ou temas polêmicos atuais já foram vividos no passado de forma igual ou semelhante. Se está falando de democracia, que tal fazer uma referência a democracia grega? Se está falando de liberdade de imprensa, que tal falar sobre as diversas ditaduras que atacaram a liberdade de expressão? Você não precisa necessariamente saber de todas as datas, mas sim de onde e sobre o quê está falando. O argumento histórico assim como o discurso de autoridade, deve ser usado com moderação, mas sem dúvidas mostra seu interesse por outras áreas e seu conhecimento.

3- Recorra a Sua Visão de Mundo
Não entende absolutamente nada de história e não conhece nenhuma autoridade no assunto? Baseie-se em suas vivências. Não, não estou dizendo que sua argumentação deve estar unicamente relacionada a algo que você viveu, mas a algo que presenciou, leu, ouviu... Na era da informação, você sem dúvidas já ouviu falar algo sobre o assunto. Utilize o que você sabe e enumere seus argumentos para ser contra ou a favor do tema. Quantos argumentos você tem contra? Quantos argumentos tem a favor? Escolha a opção em que os argumentos sejam maioria e mais consistentes e comece a escrever.

Dica Extra: Nunca, jamais, em tempo algum utilize discursos homofóbicos, racistas, machistas ou preconceituosos de qualquer outra forma como argumento. Discursos assim não deveriam ser reproduzidos nunca, muito menos numa redação ou texto público.

Dicas dadas, desejo muito sucesso na produção das suas dissertações argumentativas ou textos de opinião no geral. Tem alguma dúvida? Gostaria de dicas sobre determinado tema? Deixe aqui o seu comentário e eu terei o prazer de responder. Não esqueça de clicar em G+ para que mais pessoas vejam este conteúdo. Siga o blog e curta nossa página no Facebook. Até a próxima!

35 comentários:

  1. Olá, Isabella! Cheguei ao seu blog através do facebook! Parabéns pelo conteúdo! Ótimas orientações!
    BJs

    ResponderExcluir
  2. Olha, esse é um daqueles posts que todo mundo precisa ler.
    Adorei o conteúdo do teu blog, bjssss

    www.3dimensoes.ocm

    ResponderExcluir
  3. Oiii Isabella, como vai?
    Menina eu tenho tanto problema em realizar argumentos dependendo do assunto sabe, sempre acabo me enrolando, mas anotei as dicas <3
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Que post maravilhoso, dicas para uma redação é ótimo até para um post no blog. Como muitos irão fazer o Enem, essa dica com certeza vai cair como uma luva. Ótimo. Beijos http://joicyrecco.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Olá,

    Excelente post, não só para as pessoas que vão prestar vestibular, mas sim para todos, principalmente blogueiros. A dica extra é imprescindível, devemos respeitar as opiniões e não demonstrar preconceito.

    Abraços
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  6. Olá,
    Gostei bastante do post e das dicas nele embasadas. Para quem vai prestar vestibular, Enem e até mesmo alguns concursos é de extrema importância que estejam cientes dessas dicas para um melhor aproveitamento nelas.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá, muito bom o seu post. Toda dica para melhorar a escrita é bem vinda, ainda mais em se tratando de argumentos, parte que muitas vezes precisam ser melhoradas para ficarem melhor compreendidas.

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Que ótimo post! Melhorar a escrita é sempre bom e especialmente para os vestibulandos serão dicas e tanto!
    Parabéns pelo conteúdo!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Precisei destas dicas no TCC, gostei bastante de sanar algumas dúvidas, ótimo post.
    Charme-se

    ResponderExcluir
  10. Ótimas dicas!
    Eu sei que a redação tem um começo da qual damos uma visaõ do assunto, o meio que dissertamos sobre ele, argumentamos e o fim que concluímos aquilo tudo.
    Mas minha cabeça sempre dá um nó. rs
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Muito boas suas dicas. Eu escrevo, faço letras e algumas delas ainda foram meio que novidade para mim então né haha.
    Entre cartas e amores ♥

    ResponderExcluir
  12. Muito interessante! Eu amo redação, amo escrever e fui bem na redação do enem (o que me permitiu entrar na UFRJ), mas sei que muita gente sofre com a dificuldade de fazer uma redação e até mesmo às vezes eu me sinto meio bloqueada na hora de extrair as coisas da cabeça e passar para o papel. Gostei das suas explicações e achei as dicas super válidas ☺ beijocas! Flores no Outono 

    ResponderExcluir
  13. Oie, amei as dicas e com certeza com elas é opossível ter um bom texto, principalmente quando você fala de usarmos algo sobre o tema que já ocorreu no passado, como na parte da imprensa, falar como foi antigamente. Adorei seu blog.

    ResponderExcluir
  14. Parabéns pelo post. As dicas estão compreensíveis e claras. Certamente será de muita utilidade para muitos de nós. Abraços.

    ResponderExcluir
  15. Menina, eu faço letras e posso dizer que as dicas que você deu são ouro, amei <3

    ResponderExcluir
  16. Já salvei esse post nos favoritos, adorei as dicas e me deu saudade da escola quando eu tinha que escrever vários textos... Parabens pelos posts!

    ResponderExcluir
  17. Essas dicas foram maravilhosas, Isabella, não só pra quem vai fazer vestibular, como também concurso público (ai que medo, hahaha)!! Na época da faculdade eu gostava muito de escrever e foi o que mais me elogiaram no meu TCC, mas perdi totalmente a prática!!! Vou até salvar seu post pra futuras pesquisas, :D.
    Obrigada por compartilhar essas dicas!! :*

    ResponderExcluir
  18. Parabéns pelo post! Hoje em dia é super importante o pessoal saber fazer uma boa redação, nunca se sabe quando vai precisar né!

    Bjs.

    ResponderExcluir
  19. esse post ajuda muito, ainda mais agora, com o ENEM chegando ; ^ ;

    uma coisa que u tive que corrigir nas minhas redações era a falta é criticidade. eu enchia o texto de conteúdo, mas não deixava meu ponto de vista. agora eu já corrigi isso e, na semana passada, consegui um 9,6 na redação (minha nota mais alta tinha sido 9,2) :D

    parabéns pelo post <3 beijos.

    ResponderExcluir
  20. Olá, muito bom o seu post. Toda dica para melhorar a escrita é bem vinda, ainda mais em se tratando de argumentos, parte que muitas vezes precisam ser melhoradas para ficarem melhor compreendidas.

    ResponderExcluir
  21. Maravilhosas as dicas! Muita gente desse mundo de blogs não tem noção de como escrever e isso é bem triste :( Adorei teu blog! Beijoca! <3

    ResponderExcluir
  22. Admito que não gosto muito dessas regras que usam para "envolver o texto". Parece algo extremamente forçado, principalmente em vestibular. Mas super concordo quanto aos argumentos. Quando você pensa em um assunto, precisa ter o que falar sobre ele. Esse é o ponto principal para se fazer uma boa redação. Se deixar envolver com a história que está cotando ajuda demais ♥

    ResponderExcluir
  23. AMEI DEMAIS! São aquelas dicas que sempre são úteis e bem vindas. Mas a que eu mais gostei foi "Nunca, jamais, em tempo algum utilize discursos homofóbicos, racistas, machistas ou preconceituosos de qualquer outra forma como argumento. Discursos assim não deveriam ser reproduzidos nunca, muito menos numa redação ou texto público". Além disso, acho super importante ter um certo domínio sobre aquilo que falamos, mesmo que seja um simples post para o blog. Não precisa ser aquele texto mega elaborado, cheio de regras seguidas a risca. Mas um conhecimento básico ou a menção de alguém como referência sobre aquilo que resolvemos escrever é essencial. Acho que valoriza qualquer trabalho. Beijão!

    ResponderExcluir
  24. Olá!

    Eu sou uma pessoa que gosta de tudo perfeitinho em redação sabe? eu fico me perguntando se não falta virgulas ou algo do tipo. Eu sempre tou pesquisando dicas de como fazer uma redação assim, e suas dicas foram fundamentais para que minha mente se abra para novas coisas que eu mesma duvidava. Vou indicar esse post para algumas amigas, elas realmente estão precisando ver algo do tipo. Adorei essa sua proposta, continua fazendo posts assim!

    Oxente, leitora!

    ResponderExcluir
  25. Oi!
    Adoro posts sobre escrita, principalmente porque servem para absolutamente tudo, inclusive para organizar o pensamento.
    Todas as dicas são super úteis e eu só acrescentaria a leitura. Para melhorar os argumentos leia de tudo: livros, quadrinhos, notícias, blogues, jornais, revistas, assuntos que goste, assuntos que odeia... quanto maior a bagagem, mais fácil você consegue montar um argumento consistente.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  26. Esse post ficou perfeito. Faz tempinho que sai da escola, na faculdade e pós-graduação não tinha nada de texto e agora que eu estou estudando para concurso, notei o quanto eu preciso rever tudo que aprendi na escola. Acho que já esqueci muita coisa

    ResponderExcluir
  27. Acho essas dicas INCRÍVEIS pra quem vai fazer o Enem... A galera geralmente peca em dois momentos: a interpretação do tema e na hora de expressar os argumentos que tem (o que muitas vezes é dado pelos próprios exemplos da prova). Acho ótimo você mostrar isso, tenho certeza que vai ter muito estudante precisando.
    A "Dica extra" pra mim foi a melhor *o*

    http://sweetluly.expressorosa.com/

    ResponderExcluir
  28. Eu admito que sempre fui boa em construir dissertações, redações, etc... sempre gostei mesmo mas admito que depois das mudanças ortográficas fiquei bem perdida, sabe? Hoje em dia infelizmente não faço mais nada disso :(

    ResponderExcluir
  29. Olá, tudo bem? Que post mais rico, com certeza suas dicas ajudarão muitos blogueiros/escritores. Mesmo que geralmente quando escrevemos para o blog não utilizemos essa estrutura, escrever bem é uma exigência para várias ocasiões. Este semestre na faculdade estou estudando Composição de texto (escrita criativa), é muito interessante ver o quanto podemos evoluir em nossos textos e escrever sobre coisas completamente diferentes do nosso cotidiano. Toda informação é válida, ainda mais se podemos aplicá-la todos os dias. Beijos, Érika ^-^

    ResponderExcluir
  30. Queria ter lido esse texto dois anos atrás, quando estava para fazer o Enem! Nunca tive muitos problemas com a escrita, mas textos argumentativo sempre foram o meu fraco - por algum motivo, não consigo desenvolver bem e acabou sendo minha pior nota do Enem. Parabéns pela postagem!

    ResponderExcluir
  31. Dicas muito pertinentes, ás vezes não nos atentamos a esses detalhes. Ótimo post.

    ResponderExcluir
  32. Isabella, gostei bastante do seu post.
    Tem dicas que com certeza ajudarão quem está se preparando para ENEM.

    ResponderExcluir
  33. Excelentes dicas, acho será bem útil pra quem tem dúvidas sobre como começar um blog ou mesmo para o colégio.
    Angel Sakura
    www.euinsisto.com.br

    ResponderExcluir
  34. a ideia do teu post é bem bacana e muito útil, parabens pela iniciativa.

    ResponderExcluir
  35. Ótimas dicas! É sempre bom lembrar as regras básicas para um bom texto, para que ele seja crível e coerente. Muitas vezes vemos discussões de assuntos que poderiam gerar ótimos textos, mas que falta a boa construção e argumentação, daí nenhum tema sobrevive!
    xoxo

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...