quarta-feira, 31 de agosto de 2016

5 Coisas que Aprendemos com Enrolados

1- Nem todas as pessoas que você confia merecem sua confiança
O primeiro ponto fala da relação de Rapunzel com Gothel, sua sequestradora a quem chama de mãe. A relação entre as duas é visivelmente abusiva, visto que Rapunzel é amedrontada com mentiras, sofre chantagem emocional e e violência psicológica. É sempre induzida a se sentir culpada por questionar a mãe, que na verdade, só desejava se aproveitar dos seus poderes curativos e rejuvenescedores. Assim como aconteceu com Rapunzel, pode ser difícil perceber que uma pessoa que nós amamos pode estar nos manipulando para seu benefício próprio. Mas é importante assim como a princesa da Disney, refletir e ver o que você está anulando em benefício de uma relação que talvez não seja sincera e muito menos saudável.




2- Faça o Melhor com o que Você Tem
Lembra o que a Rapunzel fazia para se divertir na Torre? Então, embora estivesse descontente com sua situação e desejasse mudá-la, enquanto isso não era possível, a jovem princesa fazia o que estava a seu alcance para melhorar suas condições. Ela pintava, lia, tocava violão, fazia tricô e muitas outras atividades que lhe proporcionavam um pouco de felicidade e distração. Não estou dizendo que você deve trocar um grande desejo por meras distrações, porém é importante fazer o melhor possível com o que você tem no momento, ou seja, usar o que lhe é oferecido, a seu favor.


 
3- Um bom Amigo está sempre Presente
Quando a Rapunzel estava presa na Torre, sem ter o que fazer ou deprimida por não poder ver as lanternas flutuantes de perto, quem a animava? Isso mesmo, o Pascal. O pequeno camaleão estava sempre ao lado de Rapunzel, animando-a, participando das atividades que ela fazia e dando apoio quando necessário. Ele também não hesitou em embarcar com ela na aventura mais maluca de todas, deixando o conforto do seu lar, para viver o sonho da amiga. E amigos são bem assim, não é? Então, assim como a nossa princesa, valorize aquele amigo que está sempre por perto de você, tanto nas horas boas quanto nas ruins. 




4- Não Julgue Ninguém pela Aparência
Flynn, tentando se livrar de Rapunzel e recuperar a coroa roubada, a leva para uma taverna conhecida como um ambiente cheio de maus elementos. Com o objetivo de amedrontá-la e fazer com que ela retornasse à Torre, ele não hesita em fazê-la pensar o que ele mesmo pensava sobre aqueles homens, ou seja, o pior. Mas no final das contas, os dois descobrem que cada um deles tinha um sonho próprio, além de um grande coração disposto a ajudar a menina a realizar o seu maior desejo: ver as lanternas flutuantes. E eles se tornam verdadeiros amigos, que provam ser muito mais do que sua aparência exterior poderia mostrar. Que tal assim como Rapunzel, se abrir para novas pessoas em sua vida? Elas podem ser muito mais do que você pode imaginar.



5- Sempre Corra atrás dos seus Sonhos
Rapunzel desde menina sonhou em conhecer as lanternas flutuantes.  Esse sonho era sempre menosprezado por sua mãe adotiva e poderia ser visto como bobo ou sem sentido por muitas pessoas. Mas ela não se deixou abater e foi atrás dele,  tomando as atitudes necessárias para concretizá-lo. Ela não ficou apenas sonhando, ela simplesmente foi. E essa deve ser a nossa motivação ao correr atrás dos nossos objetivos, mesmo que outros não acreditem neles ou que tenhamos muito medo de sair da nossa zona de conforto, que pode funcionar como uma grande Torre e nos aprisionar.  



Gostou do post? O que você aprendeu com esse filme? Tem algum outro filme que você tenha aprendido alguma coisa? Não esqueça de comentar aqui e clicar em G+ para que mais pessoas possam visualizar este post! Até a próxima!

23 comentários:

  1. Oie! Hahahaha, que fofinho! Lembrou o meu TOP5 sobre Coraline. Adoro Enrolados, ainda que nunca tenha sido fã de contos de fadas. Não concordo muito sobre o tópico 3, porque existem amigos que se afastam por vários motivos e, ainda assim, não significa que são maus amigos - significa que apenas têm outro tempo, outros problemas e a verdade é que estar sempre por perto é cansativo. Acho que precisamos de férias mesmo dos amigos.

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oiiii, como vai?
    Gente que post mais amorzinho é esse? Confesso que eu assisti e não tinha pensado tanto nisso, e amei todas essas coisas que tu escolheu, quero assistir de novo <3
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. EU amo esse filme, sempre vejo com a minha filha, na verdade aprendemos 6 coisas nesse filme, a sexta é: Suaaaaa mãeeee sabe mais kkkkk Bjkas

    ResponderExcluir
  4. Assistir esse filme a primeira vez é me apaixonei ♥
    adorei a historia, e realmente todas as lições que você citou são bem verdadeiras,acho que a mais valida e a primeira, não devemos sair confiando em todo mundo. apesar de esse ser um defeitinho meu, confio muito rápido :/ , sabe qual foi a melhor parte do filme de acordo com os meus gostos? na hora que ela fica com o cabelo curtinho heheheh ♥♥ beijos
    www.lamoonier.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Confesso que esse é um dos meus filmes favoritos da Disney!
    Realmente os personagens são apaixonantes e a história cativa! E quem assistiu pode comprovar todas essas lições são passadas. Eu amo a positividade da Rapunzel, e como você disse ela nunca se deixou abater, ela correu atrás dos sonhos, mesmo presa ela foi feliz! Ela manteve a alegria de viver - mesmo passando por tudo que passou, mesmo com os momentos de tristeza, ela não ficou amarga, fez amigos e continuou acreditando na beleza da vida!

    Eu amei a análise que você fez! Você captou e resumiu muito bem tudo o que o filme passa, parabéns!
    Esse filme é um que eu recomendo, e que faria meus filhos assistirem! Amei mesmo.

    Beijos,
    Blog Senhorita Deise

    ResponderExcluir
  6. Essa animação é incrível. Se eu gostei do post? Gostei muito e vou levar muitas dessas aprendizagens pra minha vida. Assisti esse filme umas duas vezes já e em ambas me inspirou a perseguir meus sonhos, foi bom relembrar disso porque preciso muito no momento lembrar que não posso desistir dos meus sonhos. Obrigada por isso!

    Beijos,
    Pinguimtagarela.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Adorei isso, mas tem uma que odeio que não vi aqui, mas na verdade é ditado dito por mais velhos "Ruim com ele , pior sem ele" Afff
    Belo artigo. Bjs

    ResponderExcluir
  8. Você não faz ideia do QUANTO eu amo essa animação. Eu realmente AMO DEMAIS a Rapunzel, principalmente porque me identifico muito com ela em várias partes do filme, sem dúvidas é a minha personagem favorita. Aliás, as lições que o livro traz, como as que você citou, eu vou levar para a vida toda.
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Este filme é demais e é um dos únicos em animação que gosto legendado e dublado (para animações prefiro sempre dublado). Com certeza ensina tudo isso, sempre me emociono com as "lições" que ele ensina, excelente para crianças e é claro para nós adultos também.

    ResponderExcluir
  10. é por isso que até hoje eu assisto filmes de animação e sou apaixonada, porque eles, em sua simplicidade, nos mostram coisas que deixamos de perceber no dia-a-dia.
    por exemplo, correr atrás dos nossos sonhos... muitas vezes estamos tão imersos em nossa rotina, que esquecemos de correr atras daquilo que um dia tanto sonhamos, acabamos deixando de lado...

    Teu post ficou demais! E enrolados é um filme cativante ♥
    beeeeijos

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    que postagem mais linda!
    Esse filme é ótimo e as mensagens que ele passa são incríveis!
    Adorei os pontos que você escolheu para a postagem, principalmente "Sempre corra atrás dos seus sonhos". Acho que a maioria das (boas) animações passam essa mensagem, né? Super importante para todos! <3
    Adorei o post!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Oie, tudo bem? Esse filme é simplesmente um amorzinho <3 Mas confesso que nunca assisti inteiro, sempre acontece algo e perco algumas partes :( Acredito que o segundo item da lista é o que mais devemos praticar, fazer o melhor com as ferramentas que temos, isso é um dom. O post ficou incrível! Beijos, Érika ^-^

    ResponderExcluir
  13. Olá Isabella! Seu post ficou tão delicado e encantador quanto o filme, não pude deixar de ficar com a música na cabeça: eu tenho sim, um sonho sim rsrs... Das animações antigas meus preferido e cujas histórias transmitem mensagens muito legais são: Rei Leão, O Corcunda de Notre Dame, Mogli, Mulan e A Bela e a Fera. Já dos mais novas eu diria que além de Enrolados: Frozen, Valente e Operação Big Hero. Estou achando que o próximo lançamento "Moana" vai ser muito bom também.

    http://umreinomuitodistante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. adoro essas pessoinhas que conseguem tirar de filmes assim lições valiosas :) para muitos, essas animações são só "pra crianças se divertirem", mas nós descordamos, né? sempre é bom tentar ver com outros olhos.

    acho que os dois últimos aprendizados são os mais importantes e que eu sempre tento empregar na minha vida :)

    beijos.

    ResponderExcluir
  15. Adorei seu post. Eu amo esse filme, acho ele super bonitinho além de ensinar tudo isso que você escreveu.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  16. Tem um tempo que estou afim de ver esse filme de novo, por isso sua postagem chamou minha atenção! Não tinha parado para pensar em todos esses ensinamentos, gosto muito mais do longa agora!

    ResponderExcluir
  17. Que legal ficou seu post fazendo a análise assim. Gostei bastante desse filme e você me fez relembrar algumas passagens interessantes. Sempre estamos aprendendo novas lições todos os dias !!! bjooooo

    http://lorenacaribe.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Eu amo esse filme, acho ele muito fofo e cheio de lições. Fora umas referências a Doctor Who kkkkk.
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  19. Já assisti esse filme mas de uma vez, mas agora, depois do seu post, tenho que assistir de novo pra reparar essas referências e salva-las no coração! Amei, amei, ameei! Queria, inclusive, agradecer pois algumas dessas "lições" eu precisava ler pra aplicar em uma situ da minha vida - que não vem ao caso.
    Obrigada, amiga!
    Beijos
    www.vestidinhojeans.com

    ResponderExcluir
  20. Eu simplesmente adoro o desenho da Rapunzel, é um dos mais engraçados e que traz mensagens bem legais também. E ainda tem o fato de que Rapunzel não é apenas a menina que fica esperando ser salva e ter os problemas resolvidos pelo 'príncipe', que, no caso nem príncipe é!
    Adorei o modo como você listou algumas das lições do desenho, adorei sua escrita também!
    xoxo

    ResponderExcluir
  21. Sou apaixonada por esse filme, é um dos meus preferidos. Adorei suas observações sobre os aprendizados desse filme, mas sobre o tópico três, acho que é amigo independentemente da distancia, isso não significa que permanecerá para sempre ao nosso lado, mas se portará como realmente um amigo em momento necessários.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  22. Oie, adorei embora não conheça enrolados. Meu favorito foi faça o melhor com o que você tem, isso é pura verdade e o melhor a se fazer ao invés de lamentarmos sempre pelo que não temos.

    ResponderExcluir
  23. Olá,
    Gosto da proposta do filme e tal, mas o filme como um todo não é um dos meus favoritos. Concordo com todas as mensagens que você citou, mas mesmo assim não me agradou tanto o filme, acho que é porque não sou tão ligada a história de Rapunzel e tal.

    http://euinsisto.com.br

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...