segunda-feira, 11 de abril de 2016

Minha Estante: Depois de Você, Jojo Moyes

Olá pessoal! Faz um tempinho que não posto aqui no blog e para compensar essa falta de posts, trouxe hoje para vocês uma resenha que está sendo muito pedida: a resenha do livro Depois de Você, da Jojo Moyes.
Depois de Você  é a continuação do sucesso mundial Como eu era antes de você, que em breve terá sua adaptação nas telonas do cinema. Nesse segundo livro, Jojo Moyes nos mostra como a vida de Louisa Clarck, a nossa amada Lou está após a morte de Will Traynor. E para quem achava que a protagonista da história iria encontrar um caminho promissor logo após a morte de Will como o final do primeiro livro dá a entender, percebe no segundo livro que a vida de Lou tomou um rumo completamente diferente do esperado.


Um ano e meio após a morte de Will e Lou está deprimida, perdeu a vaga na universidade antes mesmo de começar o curso, trabalha como garçonete num pub que odeia e como se não bastasse todo esse conjunto de situações ruins, ela cai do terraço do apartamento onde está morando, tendo diversas fraturas e sendo obrigada a voltar para a casa dos pais, dos quais está afastada.  O acidente faz com que ela se reaproxime dos pais, que só permitem que ela volte para seu apartamento em Londres com a condição de que participe de um grupo de terapia de luto, já que acreditam que a queda da filha não foi um simples acidente. O grupo de terapia sem dúvidas é um acerto da autora, visto que equilibra perfeitamente momentos de luto com uma dose de humor, o que alivia o clima de tristeza do livro, além de permitir que Lou reveja e passe a conhecer Sam Fielding, o paramédico que a resgatou no dia de seu acidente.

Nunca se sabe o que vai acontecer quando se cai de uma grande altura.


Lidando com o luto,a depressão, a sensação de fracasso, tendo de se recuperar de um acidente, sentindo mais que tudo a falta de Will e confusa quanto a seus sentimentos por Sam, a vida de nossa protagonista mudará completamente quando uma adolescente completamente desconhecida e problemática bater em sua porta alegando ser - pasmem - a filha de Will. Como assim a filha de Will? Só lendo o livro para descobrir mais a respeito disso, meus caros. E não, isso não é um spoiler, visto que é basicamente a partir deste ponto que toda a história irá se desenrolar.

Às vezes reparo na vida das pessoas à minha volta e me pergunto se não estamos
todos destinados a deixar um rastro de estrago.
Olhei ao redor, como se de repente tivessem me entregado óculos limpos, e notei que quase todo mundo carregava a marca brutal do amor, fosse perdido, roubado ou simplesmente sepultado num túmulo.
Will tinha feito isso com todos nós, agora eu conseguia perceber. Ele não tivera a
intenção, mas, ao se recusar a viver, causara isso.

O livro, assim como seu antecessor trata de um tema pesado de forma leve, alternando momentos de humor  com reflexões mais profundas como o sentimento de luto por uma pessoa amada. Também nos traz uma Louisa diferente do primeiro livro e isso de forma nenhuma é decepcionante. A forma como Jojo apresenta a continuação de uma história tão marcante faz com que o leitor se identifique com a protagonista, afinal, todos nós estamos vivendo uma espécie de luto por Will Traynor. A mensagem do livro é explícita desde o início: não há como esquecer e nem existe um tempo limite para que a dor vá embora, mas é possível seguir em frente.

Como vocês puderam notar, o livro tem vários aspectos positivos, mas teve um aspecto negativo que me incomodou extremamente. Josie Clarck, a mãe de Lou se torna uma feminista. Começa a ler, participar de conversas, passa a sair sem o marido , fazer cursos e se tornar mais independente e feliz. Até aí tudo excelente. O marido dela, como na maioria dos casos da vida real, começa a se incomodar. E a autora ao invés de continuar apresentando ao leitor uma discussão tão interessante sobre o feminismo, cai no erro de reforçar o estereótipo de que toda feminista deixa de depilar. É claro que existem as que não o fazem, mas acredito que a Jojo deveria mostrar que o feminismo na verdade abre um leque de possibilidades, defendendo o direito da mulher de escolher o que fazer em relação a seu próprio corpo, inclusive não se submeter a padrões de beleza. O que ela fez, foi reforçar um estereótipo quando poderia ter mostrado o assunto sobre outra ótica. Acredito que não tenha sido proposital, mas, também acredito que poderia ter sido escrito de outra forma.

De maneira geral, o livro é muito bom e na minha opinião não deixa nada a desejar em relação ao primeiro, o que com certeza não deve ter sido uma missão fácil, já que neste livro, não contamos com a presença de Will.  Então, se você gostou de Como eu era antes de você, não deixe de ler Depois de Você e se você já leu, comente aqui embaixo o que achou.

Gostou da resenha? Dê g+, comente e compartilhe para ajudar a divulgar. Quer saber sempre das novidades do blog, inclusive quando saem resenhas, textos e posts especiais? Curta a nossa página do facebook Pausa pra Conversa . Até a próxima!

30 comentários:

  1. Isabella, estou lendo Depois de você e confesso que apesar da ansiedade que eu tinha pela continuação algumas resenhas me deixaram com o pé atrás. A sua foi diferente, me tranquilizou. Ainda estou bem no começo e espero não me decepcionar. Adorei os pontos que você destacou. Sua resenha ficou muito boa! ❤

    ResponderExcluir
  2. Olá! Ainda não li o primeiro, mas ele está na lista desse mês! A premissa parece linda, mesmo com esse deslize ai da autora, mas acho que dá para relevar rsrsrs Fiquei curiosa para saber a origem da filha do Will, amei sua resenha, beijos!

    Entre Livros e Pergaminhos

    ResponderExcluir
  3. Olá linda,
    Nunca terminei de ler Como eu era antes de você porque a leitura não flui para mim. Já definir que só tentarei ler novamente após assistir ao filme. Já chorei litros com o trailer, mas não rola com o livro.

    E a autora deveria ter mais cuidado em reforçar um esteriótipo desses nesse livro. Uma revisão ou a leitura de outra pessoa antes da publicação evita esses erros que podem ajudar em preconceitos e numa sociedade machista.

    Beijos,
    poesiaqueencantavida.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem?

    Estou lendo "Como Eu Era Antes de Você" e amando. Comecei hoje e está viciante. Achei a capa da continuação linda também, mas ainda não sei se lerei. Vai depender como vai ser o termino com o que estou lendo atualmente. Que confesso que está sendo maravilhoso. Mas fico feliz que tenha gostado dos dois livros. Me anima mais.

    beijos

    ResponderExcluir
  5. eu comecei a leitura do primeiro livro mas não me atrai pela escrita da autora, mas vi o trailer do filme outro dai e até que achei legalzinho... não veria no cinema mas acho que darei outra chance pra história a partir do filme... se eu gostar mesmo, pego no livro novamente e chego em Depois de você...
    bjs...

    ResponderExcluir
  6. Ola Isa confesso que não li o primeiro livro, mas pretendo assistir o filme primeiro, acredito que muitos leitores tiveram grandes expectativas com esse livro, algumas atendidas outras não, pretendo ler o primeiro livro para dar um opinião mais formada. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  7. Isa, tudo bem?
    Gostei da sua resenha, me explicou bastante coisa sobre como está a vida da Lou depois de tudo o que passou. Mas, mesmo assim, eu já me decidi que não quero ler esse livro.
    Não quero mergulhar num mundo onde o Will não faz mais parte, rs. Me recuso.

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico dessa dúvida cruel! Também não quero viver sem o will :/

      Excluir
  8. Ei, tudo bem?
    Estou para ler o primeiro livro, então vi por alto a sua resenha. Vi muitos comentários negativos sobre essa sequência, muitos dizem ser desnecessário, mas que bom que curtiu a leitura.
    PS: Você podia ter omitido o spoiler da morte do final do primeiro livro, pois muitas pessoas não sabem disso, como eu. Agora fiquei meio desanimada com a leitura.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, infelizmente em continuações é impossível omitir spoilers, até porque na própria sinopse do livro a morte do Will aparece. Mas mesmo sabendo o final, não desanime não, o livro é muito bom. Bjs

      Excluir
  9. Confesso que li sua resenha pulando pedaços, isso porque ainda não li o primeiro livro (o que preciso fazer antes que o filme saia). Mas pelo que entendi você ficou satisfeita com essa continuação, bom saber. Porque eu tinha planos de ler somente o primeiro e deixar esse para lá hahahahaha.... será que eu conseguiria?

    Bjs.

    www.ciadoleitor.com

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem?
    Acredita que nao li nada da Jojo Moyes ainda?!
    To super atrasada, eu sei. Mas pretendo ler antes de sair o filme.
    Que bom que a continuação foi satisfatoria, peguei uns spoilers aqui, mas tudo bem.
    Beijos!

    Livros e Sushi • Facebook InstagramTwitter

    ResponderExcluir
  11. Ainda não li o primeiro livro. Tenho elçe na minha estante mas ainda não consegui ler.
    Quero ler antes de assistir ao filme.
    Não ouvi críticas muito boas em relação a escrita da autora. Mas isso varia de pessoa para pessoa, não é mesmo. Pelo o que ouvi sobre os livros sei que vou gostar.
    Que spoiler é esse?

    Beijinhos...
    http://estantedalullys.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi Isabella, sua linda, tudo bem?
    Acho que depois de acabar com o coração de todos os leitores, esse livro vem para aliviar a dor de todos. Estou torcendo para que ela consiga seguir em frente com Sam. Leitura imperdível, não vejo a hora de ler. Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oiii Isabella, tudo bem?
    Confesso que infelizmente não tenho muito interesse em ler esse livro, a história me parece meio romântica ahhahhahaa e posso dizer que sei que choraria o livro inteiro pela minha sensibilidade, com isso passarei a dica, sua resenha ficou incrível.
    Beijão

    ResponderExcluir
  14. Isabella, não li nem o primeiro livro e não sei se estava preparada para todas as informações que vi aqui...
    Não me animei a ler, mas talvez veja a adaptação do primeiro.
    Sobre esse, gostei da autora trabalhar o luto, mas não curti o rumo que ela deu a parte referente ao feminismo.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  15. Adorei a resenha, quero muito ler s livros, mas no momento tenho diversas obras na frente. A história parece ser bem fofa, e mesmo assim vejo muita gente reclamando que se decepcionou e preferiu o primeiro volume.

    Abraços
    Literaleitura

    ResponderExcluir
  16. Eu li o primeiro livro em 2013 e era uma época em que esse livro não era tão famoso, então ainda bem que não peguei spoilers. Bem, não sei se tenho vontade de ler esse livro, mas ele não é prioridade. Eu fiquei muito triste depois do que aconteceu com o Will, maa fiquei com vontade de ler pela sua resenha, porque antes eu estava determinada a não ler e agora você me deixou em dúvida.

    ResponderExcluir
  17. Oie
    eu amo o primeiro livro e to louca para ler esse segundo apesar de não achar necessária a continuação, mas como fã é fã, vou ter que ler né? hahah bela resenha

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Não li o primeiro livro ainda, mas já sei como terminava haha ainda bem se não eu pegaria um spoiler bonito ali no começo kkkkkk eu já tentei ler o primeiro livro, mas não fluiu,acho que vou assistir só o filme. Ai se eu curtir o filme pulo logo pro segundo haha
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  19. Todo mundo fala da Jojo e desse livro...mas p fato é que eu até agora não senti animo para ler ele. Eu não gosto muito de romances. Claro que de ver tantos comentários positivos tanto sobre os livros como pela escrita da autora eu fico um pouco curiosa para saber o que tem de tão especial nas páginas desse livro... Mas quando lembro dos romances que já li e qyr foi uma luta concluir a leitura... Fico com um pouco de medo de dar uma chance ao livro.
    Camila Bernardini Coelho

    ResponderExcluir
  20. Olá!

    Eu admito que não li toda sua resenha porque essa é uma das minhas próximas leituras. Mas, sério, Como eu era antes de você é um hino ao amor, maravilhoso de mais, apesar de que, como você falou da parte sobre o feminismo sob uma ótica negativa por parte da autora, nem assim vou querer deixar de ler. Parabéns pelo texto!

    ResponderExcluir
  21. Esse livro! Confesso que não o comprei, portanto, não li, mas o trailer me deixou tã, mas tão empolgada que na primeira chance comprarei. E de preferência, antes de sair nos cinemas! Me parece o tipo de livro que ficará na estante e acabado de tanto ser folheado. Beijos!

    Carolina Gama

    ResponderExcluir
  22. Oi, tudo bem?
    Que bom que a autora conseguiu manter a qualidade!
    Eu sofri e amei o primeiro livro e já comprei esse, logo vou ler tb!
    Bjs

    http://a-libri.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Oie, como vai?
    Ainda não li o primeiro, mas embora não seja um gênero que me agrade, quero muito. A premissa do segundo aparenta ser legal, então #Partiu ler o primeiro e depois o segundo (Risos!)

    ResponderExcluir
  24. Olá .... preciso ler com urgência Jojo Moyes, todo mundo fala super bem dela, mas até agora não consegui ler nada desta autora. O fato é que sempre prefiro pegar outros tipos de livros e vou deixando Jojo para trás!!!!

    Adorei a resenha, parabéns!
    Bjs
    Keyla Vilela
    Blog Leituraterapia - http://www.blogleituraterapia.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Não sei se quero ler, não sei se quero ver a vida da Lou novamente sendo guiada pelo Will, sendo vivida por ele...
    Mas adorei sua resenha e a proposta da adolescente surgindo pode dar uma luz no livro ^^
    Angel Sakura
    www.euinsisto.com.br

    ResponderExcluir
  26. Eu adoro os livros de Jojo, mas esse me deixou bem abalada quando li a primeira vez Como eu era antes de vc, com o lançamento Depois de vc, eu planejava passar batido nessa leitura, mas agora fiquei curiosa com os novos fatos, e saber como Lou encarou o luto. Bjs

    ResponderExcluir
  27. oie como vai?
    inveja de ti, sinceramente, seu entusiasmo com a leitura é bem fofo eu diria kkkkk queria ter esse animo pra livros de romance, mas eu meio que ''odeio'' livros do gênero =/
    aah gostei da forma como você abordou sua visão sobre como a autora trouxe o movimento feminista na leitura, foi bem sutil mais ainda sim mostrou posicionamento.

    ResponderExcluir
  28. Olá, mesmo eu não gostando de romances eu cedi a febre e comprei os livros Como eu era Antes de você e depois de você. Como eu ainda não li , olhei sua resenha meio por cima com medo de spoilers do primeiro livro. Mas espero apreciar a leitura assim como você.
    Bj

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...