segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Sisu - Se inscreva sem erro!

Chegou o tão aguardado momento! Após anos estudando obrigatoriamente disciplinas com as quais você não se identificava e se perguntando quando poderia se ver livre das mesmas, eis que chega o momento de realizar um sonho de muitos: ingressar na universidade.

Você já passou por quase todas as etapas. Pesquisou vários  cursos, universidades, locais e escolheu a profissão que almeja seguir. Se inscreveu em diversos vestibulares, separou os documentos. Estudou durante boa parte do ano abdicando do lazer em busca de um benefício maior. Você se preparou e realizou a prova da melhor forma possível. É, você está quase lá... Mas ainda falta o Sisu. Mas o Sisu não é simples? Sim, é um sistema simples, porém algumas dicas ajudarão você a não cometer erros que podem custar a sua tão sonhada vaga numa universidade pública. Vamos lá?

1- Não Perca o Prazo das Inscrições : Pode parecer um conselho bobo e até dispensável, porém com a correria da vida, problemas e outras situações, muitas pessoas acabam esquecendo a data de inscrição. Esse ano o Sistema de Seleção Unificada estará aberto para inscrições de 11 a 14 de janeiro. Lembre-se que se se esquecer de realizar a inscrição agora, só no meio do ano, hein?

2- Preencha as informações corretamente : Confira inúmeras vezes antes de preencher as informações com o número de sua inscrição e a sua senha.



3-Opções:  Não se esqueça, você tem apenas duas opções de curso, então pense bem. Você pode pesquisar por município, instituição ou curso no espaço de busca. Quando você coloca um curso como Medicina por exemplo, irão aparecer todas as universidades no país que oferecem esse curso e o número de vagas em cada uma delas. Na barrinha ao lado da tela você poderá selecionar os estados, horários e outras opções que lhe interessem e que farão sua busca mais específica.


5-Vagas: Clicando no curso você poderá obter mais informações sobre o número de vagas e a quem especificamente elas se direcionam. Se por um exemplo você for cotista por ter estudado em escola pública e o curso de Medicina matutino oferecer 2 vagas nesta modalidade enquanto o noturno oferece 4, talvez seja mais vantajoso se inscrever na segunda opção. Então, não se esqueça: se atente a quem se direcionam as vagas! Para isso tem que LER ATENTAMENTE!

6- Confirmação :Após se inscrever nas suas duas opções de curso, não se esqueça de confirmar a inscrição para que ela seja validada e você concorra a vaga.

7- Notas de Corte:  O que são as notas de corte? A nota de corte de cada curso é a nota do último colocado aprovado em cada curso. Se por exemplo você tirou 700 pontos no ENEM e a nota de corte do seu curso é de 690 pontos, até o dado momento você está classificado, mas se sua nota for inferior a 690 pontos, você provavelmente ficará na lista de espera. Ah, e não se esqueça: as notas de corte são atualizadas uma vez por dia, então não se esqueça de conferir, pois a tendência é que elas aumentem diariamente. E as notas de corte são uma espécia de base, visto que no último dia de inscrição, não há como saber exatamente a sua classificação na lista.

8- Pesos na Nota: Caros vestibulandos, dependendo da instituição escolhida, as notas podem adquirir peso. Ou seja, talvez uma universidade resolva dar um peso maior a nota de Matemática para um curso de Engenharia. Ou um curso de jornalista tenha um peso 3 na Redação. Isso influencia na média, ou seja, sua nota final, então prestem atenção!

Então queridos leitores, não tem erro: com atenção vocês conseguirão se inscrever direitinho e conseguir a vaga que tanto almejam. Me contem nos comentários qual curso vocês pretendem estar matriculados esse ano, ok? Até a próxima!

25 comentários:

  1. Vou passar essa postagem para meus alunos, curti. Gosto de postagens informativas!

    ResponderExcluir
  2. Hi baby! parabéns pelo post de orientação, é de grande valia para aqueles que fizeram a prova! gostei bastante do seu blog, seguindo ele ;)

    Lilian Valentim
    http://speakcinema.blogspot.com.br/
    beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Oi!
    Para quemfez o enem tenho certeza que esse post auxiliará bastante, parabéns! Eu já passei dessa etapa, agora só esperar a graduação :)
    Abraços,
    Andy - StarBooks

    ResponderExcluir
  4. ótima postagem vou até mostrar pro pessoal aqui de casa e compartilhar no facebook. :)

    http://luxuosoestilo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá! ótima ideia de postagem. Já me inscrevi só esperando o resultado. Aniosaaa!

    Beijão da Lari!
    Brilliant Diamond | Fan Page

    ResponderExcluir
  6. Olá, adorei a postagem, bem didática para quem quer saber sobre a inscrição, se souber de alguém que irá se inscrever vou passar o link com certeza.
    Parabéns pela iniciativa.
    Beijos
    Clube do Livro & Amigos | Curtiu?

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem?
    Não me inscreverei, mas irei indicar o post para os alunos aqui do colégio!
    Bjs

    http://a-libri.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Me matriculei em Turismo e Hotelaria quero muito um dos dois, mas a nota de corte tá um pouco acima.
    Vamos ver o que vai dar.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  9. Que pena que não estou "ainda" a procura de uma faculdade! Pois estou me preparando de corpo e alma, para estudar uma coisa que está predestinada a mim, ou seja, a Fotografia. Irei salvar essa sua postagem e quando der tudo certo me inscrevo. ^^

    Atenciosamente Um baixinho nos Livros.

    ResponderExcluir
  10. legal essas informações, tem gente que se perde na hora da inscrição... super útil a postagem :D

    ResponderExcluir
  11. Oiiie
    Eu acabei perdendo o enem mas ano que vem com certeza vou tentar e espero conseguir, boa sorte á todos se inscreverem

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Ótimo você compartilhar isto conosco. Muito importante.
    Boa sorte pra nós!

    Beijinhosss...
    http://estantedalullys.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Nossa que interessante, irei pesquisar mais pois pode ser de grande uso para mim.
    Obrigado por compartilhar.

    Beijos
    ummundochamadolivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. muito informativa a postagem, eu não vou fazer, mas passei pra algumas pessoas que vão ^^ Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  15. Não fui bem no enem, dai minha media não entra pro sisu :(
    http://marifriend.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. Olá! Tenho dois anos pela frente, até chegar nessa etapa, mas acho muito importante termos meios que auxiliem as pessoas sobre o assunto.
    Gostei da postagem.
    Abraços, Lara.
    http://imperioimaginario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Olá Isabela, muito boa a sua postagem para ajudar o pessoal.
    Ainda bem que a minha época de vestibular já passou rsrs... Pois, confesso, que estaria tão nervosa quanto o resto do pessoal que fez a prova.

    http://umreinomuitodistante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oie tudo bem? Achei sensacional seu post, me fez entender melhor como funciona o Sisu. Ano que vem eu vou tentar, com certeza!

    ResponderExcluir
  19. Na minha época de vestibular isso não existia não... rs... pra falar a verdade nem entendo direito como isso funciona. Mas achei muito legal você se dispor a fazer uma postagem esclarecendo as pessoas que vão precisar se inscrever no Sisu!

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  20. Eu fiz o Enem, mas foi de forma mais para conhecer e gostei muito da experiência, a sua postagem ainda vai ajudar muitas pessoas! Adorei, super informativa!

    Abraços e até!

    http://lendoferozmente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Achei ótimo esse post pra quem não sabe o que fazer. Seria bom ter tido um post assim na minha época.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Post bem útil para quem teve que se inscrever. Espero que tenha ajudado muitos alunos.

    ResponderExcluir
  23. Olá!

    Adorei a postagem, muito boa para quem vai se inscrever no Sisu! Na época que entrei na faculdade, quase ninguém falava disso. No fim nem aproveitei esses programas :/

    Beijos, Kamila
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
  24. Olá,
    Ótima dica na postagem para quem vai se inscrever.

    http://euinsisto.com.br

    ResponderExcluir
  25. Oie, tudo bom?
    Muito bacana suas dicas para a galera que se inscreveu no Sisu. Eu fiz o Enem na época que eram só 60 questões, ou seja, esse processo seletivo é totalmente novo e diferente. Fazer as matérias que a gente gosta não tem preço.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...