domingo, 10 de janeiro de 2016

Minha Estante - Resenha: A Lista, Cecelia Ahern

Olá pessoal! Hoje vim falar sobre o livro "A Lista", da autora irlandesa Cecelia Ahern e publicado no Brasil pela editora Novo Conceito.

O livro traz a história de Kitty Logan, uma jornalista de 32 anos que de uma hora para a outra começa a perder tudo o que conquistou: sua credibilidade e emprego, seu relacionamento que termina quando seu namorado a abandona, perde a confiança do melhor amigo, sofre um processo e tudo isso enquanto sua mentora na carreira e melhor amiga Constance está morrendo no hospital.


Em uma visita a Constance, Kitty pergunta a talentosa editora da revista Etcetera, qual matéria ela ainda não havia escrito. Constance pede a Kate que procure um arquivo em sua casa e volte ao hospital para que ela explique como gostaria que a matéria fosse desenvolvida. Mas, infelizmente, quando Kitty leva o arquivo para que Constance fale sobre ele, a jornalista falece deixando apenas o arquivo que continha uma lista com nomes totalmente aleatórios e aparentemente desconexos entre si.
"Talvez pensemos que somos pessoas comuns, que nossa vida é entendiante por que não estamos fazendo nada de extraordinário nem estampando as capas dos jornais, tampouco suas manchetes, nem ganhando prêmios memoráveis. Mas a verdade é que todos nós fazemos coisas fascinantes e admiráveis e das quais deveríamos sentir orgulho."

A partir daí nossa protagonista tem um prazo de duas semanas para descobrir quem são as cem pessoas da lista, encontrá-las, achar alguma ligação lógica entre elas e entender os motivos pelos quais Constance queria contar suas histórias.

"Todo indivíduo em qualquer parte do mundo tem uma história extraordinária para contar."

O que falar sobre a história? É de uma leitura fácil, leve e traz uma mensagem linda no final assim como todos os livros da Ahern. O livro trata de pessoas comuns, com vidas comuns e nos faz questionar o porquê de  muitas vezes considerarmos a nossa própria história como sem graça ou sem importância.

Uma outra característica muito interessante nas histórias contatas pela Cecelia é o fato de os protagonistas serem absolutamente cheios de defeito.  Você não irá encontrar a mocinha perfeita/batalhadora/forte/incrível num livro assinado pela Cecelia. Mas com certeza vai encontrar um ser humano comum, alguém que comete erros e que provavelmente vai lembrar você mesmo em algum aspecto. E na verdade é isso o que um livro deve fazer, cativar o leitor por  fazê-lo se sentir próximo a algum personagem.

Kitty se redescobre ao longo da história. Percebe quem é, o que está fazendo com a própria vida e também o que deve fazer para sair da situação da qual se encontra. Uma ótima oportunidade para quem está lendo refletir e quem sabe  dar um novo rumo a sua vida sem precisar ler os clássicos de auto ajuda.

As histórias que a jornalista vai descobrindo ao longo da jornada também são interessantíssimas e nos fazem pensar em quantas coisas acontecem com as pessoas que passam pela nossa vida e nós nem imaginamos...

Em resumo: é uma ótima obra para quem busca uma leitura leve, rápida e que traga alguma mensagem. Não há necessidade de reler inúmeras vezes para compreender algo e nem é aquele livro que te faz ficar pensando por horas, porém é uma boa diversão e eu recomendo, afinal, é uma excelente distração.

Gostou da dica? Já leu o livro? Então comente aí embaixo para eu saber o que você achou e não se esqueça de dar G+ para me ajudar com a divulgação.


24 comentários:

  1. Oi. eu li esse livro e gostei, acho que um dos melhores da autora, uma escrita madura.

    ResponderExcluir
  2. Oie

    Eu amo a Cecelia, é a primeira resenha que eu leio do livro. Eu sou muito fã dessa mulher quero ter todos os livros dela. E eu amo a escrita dela em cada livro ela deixa uma mensagem para os leitores cada personagem dela cresce com os erros e aprende o mais sobre a vida junto conosco. Esse livro já está mais do que na minha lista de desejados.

    Bjs
    Mayla


    https://Lendocomamay.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Achei esse livro fascinante.

    A moral da história é linda. Afinal de contas, todos temos histórias para contar, basta alguém querer ouvi-las.
    *-*

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  4. Isabella, gosto muito dos personagens da Cecelia por serem tão semelhantes a nós cheios de problemas, incertezas e defeitos.
    Não li o livro e ele não é um dos que me chama atenção, mas quem sabe desse uma chance.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  5. Estou em busca de leituras leve e sua resenha me fez querer ler o livro. Adoro essa autora e acho que vou gostar bastante desse livro.

    ResponderExcluir
  6. Acho que estou precisando ler esse livro, pois estou mudando totalmente os rumos da minha vida! Faz tempo que ele está na lista de compra, mas como estou em contenção de despesas, não deu para comprar ainda! :-/

    Infinitos Livros

    ResponderExcluir
  7. Olá!

    Estou doida para ler já há algum tempo. As histórias da Cecelia começam meio paradas, mas, depois do terceiro capítulo, a história fica maravilhosa. As personagens são gente como a gente, por isso nos identificamos com elas!

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oie tudo bem? Já ouvi falar muito bem do livro, mas não tinha ficado curiosa sobre ele até o momento. Acho que vou por na lista!

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem ?

    Recentemente li uma resenha não muito positiva a respeito desse livro, então não sei bem o que pensar. Dizem que não é melhor livro da autora, mas acho que se ele continua sendo bom, isso é o que realmente vale, né ? O importante é ser uma história que prenda a gente.

    Fernanda Oliveira | Meraki

    ResponderExcluir
  10. Não gostei do livro, não me agrada, porém gostei do blog ;)
    palavrasdelucidez.com.br
    Lucas Castelo Viana

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bom?

    Eu li e achei um livro muito bonito, mas não posso dizer se é o melhor livro dela, pois até agora esse foi o único, rs. Mas achei uma história bem bacana. Realmente emocionante. E ele serve para te tirar de uma ressaca literária, por exemplo! Parabéns pela resenha.

    Beijos, Rob
    www.estantedarob.com.br

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Adorei a resenha.
    Tinha muita vontade de ler esse livro, mas não tenho mais. Após ler muitas resenhas cheguei a conclusão de que eu não iria gostar tanto assim deste livro.

    Beijos
    http://ummundochamadolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi Isa,
    Gostei muito da construção da sua resenha.
    Cheia de opiniões ao contrários de alguns que somente contam a história toda.
    Estou feliz com o que encontrei aqui, comprei o livro na Black Friday e nem tinha lido a sinopse.
    O fato de o livro representar pessoas comuns, como nós, e que ao mesmo tempo ressalta o fato de termos particularidades que nos tornam únicos.

    Abraço e Bons Livros,
    Biblioteca do Coração❤

    ResponderExcluir
  14. Oie,

    Adoro a Cecilia, acho ela uma grande escritora. Já tinha lido umas resenhas negativas sobre esse livro, dizendo que não foi o melhor livro dela, mas sinceramente eu gostei kkkk por ele colocar pessoas comuns, e gosto de livros assim, que tenta passar o mais real possível .

    Bjs

    ♡ Amantes da Leitura

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Muitas pessoas não costuma gostar desse lado mas real de uma história. Já eu gosto muito. A cecelia é uma anjo. Pretendo ler esse livro NC, não li ainda!

    http://garotinhaadolescentea.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi Isabella, sua linda, tudo bem
    Essa matéria parece que vai mudar a vida de Kitty, justamente quando ela mais precisava. Quero descobrir o que essas cem pessoas irão acrescentar a ela e tenho que certeza a mim também. Concordo com você quando o personagem não é perfeito, tem uma vida comum, nos identificamos mais facilmente com ele e assim, o autor acaba tocando fundo. Sua resenha ficou ótima, não vejo a hora de ler.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Olá! Gostei da premissa, essa protagonista tem que trabalhar muito para descobrir quem são essas 100 pessoas, fiquei triste pela autora ter falecido
    :(
    Coloquei ele na minha lista e quero ler e quem sabe comprar!

    Beijão da Lari!
    Brilliant Diamond | Fan Page

    ResponderExcluir
  18. ainda não li, mas foi o primeiro da autora que me fez ficar interessada... assim que tiver chance, eu leio... estou precisando de uma leitura leve mesmo... xD

    ResponderExcluir
  19. Sou bem fã da autora e sempre consigo tirar algo de seus livros, uma lição, mensagem, conselho e etc. Com A Lista não foi diferente. Achei a leitura um pouco mais densa que o normal para a autora, mas muito, muito instigante. Uma leitura realmente ótima!
    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Eu simplesmente amei esse livro, foi uma das minhas melhores leituras de 2015 e acho que pra quem está procurando um enredo diferente vale muito a pena.

    laoliphant.com.br

    ResponderExcluir
  21. Oie
    Adorei a resenha, li pouca coisa da autora mas já gosto bastante e quero ler todos dela inclusive esse que vi vários elogios e o enredo chama minha atenção

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Oii,

    Esse foi o primeiro livro que li da Cecelia, e tenho que dizer que gostei muito. Adorei a história desse livro e como a Kitty consegue desenvolver a tal matéria. Achei tudo muito amor.

    beijos

    ResponderExcluir
  23. Eu já li e amei a leitura, a Kitty é uma personagem que se encontra no decorrer do enredo e acaba por encontrar os outros! Adorei mesmo esse livro e a sua resenha também!

    Abraços e até!

    http://lendoferozmente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Olá!O livro me parece supimpa,muito provável que você esteja lendo um comentário de um futuro jornalista,então seria incrível acompanhar as aventuras desta protagonista. Tomara que esse namorado não volte à cena e eu precise aturar um romance -_- Mazenfim,leria MUITO,e leria assim q possível. Abraço!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...