sábado, 12 de dezembro de 2015

Dicas de Redação - Introdução

Todos os dias nos deparamos com vários tipos de textos: crônicas, contos, reportagens, artigos de opinião... O que faz você decidir entre milhares de textos, qual vale a pena ler com mais atenção? Isso  mesmo, o que te prende desde o início.
 Com os corretores de provas de vestibulares ou com os leitores dos seus artigos de opinião acontece o mesmo.
Os corretores em sua maioria recebem por redação corrigida, então, a maioria aceita a tarefa de avaliar mais redações do que seria cabível. As pessoas que acessam o seu blog ou site também tem acesso a mais conteúdo do que conseguem ler. Então, para garantir que o seu texto/dissertação/artigo seja lido do início ao fim, eu trouxe algumas estratégias para introdução que podem ser bem úteis. Vamos conferir?



  • Primeira Estratégia: A Estratégia Conceitual
Como o próprio nome diz, a estratégia conceitual trabalha com conceitos. Dependendo do tema escolhido ou determinado para o seu texto, explicar o conceito pode ser útil  interessante para o leitor. Por exemplo, digamos que o tema seja sobre "A Necessidade da Educação Ambiental" 
Com esse tema podemos fazer a seguinte introdução:

O termo meio ambiente envolve todas as coisas vivas e não-vivas que ocorrem na Terra, ou em alguma região dela, que afetam os ecossistemas e a vida dos humanos. Atualmente, com os constantes desastres naturais, aumento da temperatura do planeta e outros infortúnios, discute-se a necessidade da implantação da educação ambiental na grade curricular das escolas brasileiras. 

Notou? É uma forma fácil, rápida e que traz algum tipo de informação ao leitor. Obviamente isso foi apenas uma sugestão, mas que pode se tornar indispensável dependendo da complexidade do tema e do público alvo.


  • Segunda Estratégia: Estratégia Fotográfica
A estratégia fotográfica exige um pouco mais de criatividade e deve ser bem pensada. A fotografia traz uma impressão do cenário atual. E assim como os cliques em uma máquina fotográfica, essa introdução deve ser leve e lida com rapidez e facilidade.
Suponhamos que o tema do seu texto seja "Falta de Privacidade no Mundo Moderno". Uma ideia de introdução poderia ser a seguinte:

Câmeras de vigilância nas ruas. Rastreamento de cliques nas redes sociais. GPS nos celulares. 24 horas por dia, sete dias por semana e assim por diante, o cidadão é vigiado. Vigiado pela tecnologia que produziu. Monitorado como se sua vida fosse um grande reality show. Até que ponto a vida cotidiana de alguém deve ser exposta? Segurança ou invasão de privacidade? Ao longo deste texto, iremos analisar o porquê de (inicie a defesa de sua tese, apresente uma prévia do que será o desenvolvimento do seu texto). 

Notou? A introdução fotográfica mostra alguns dos elementos do desenvolvimento do texto, faz com que o leitor crie imagens em sua mente, imagens estas que vão ajudá-lo a construir sua própria opinião. Obviamente, o autor fará essa introdução de acordo com o que quer levar o receptor a pensar. 
Uma dica importante: nunca ultrapasse o limite de três elementos na introdução fotográfica. Observe que "Câmeras de vigilância nas ruas. Rastreamento de cliques nas redes sociais. GPS nos celulares." não ultrapassou esse limite. Caso ultrapasse esse limite, a leitura acaba se tornando cansativa.


  • Terceira Estratégia: Estratégia Histórica
Como o próprio nome mostra, essa introdução irá se basear em fatos históricos. Quando bem usada, essa estratégia é muito bem vista, porém, se o escritor não tiver conhecimento suficiente, pode comprometer toda a credibilidade do texto. Portanto, tenha certeza de que as informações estão corretas antes de usá-la. 
Imaginemos que o tema de sua redação seja "Conflitos entre Israel e Palestina".
A introdução histórica pode ser utilizada da seguinte maneira:

Após o horror causado pelo holocausto judeu durante o governo nazista, reforçou-se a ideia de criação de um estado propriamente judeu. Em 1947, a ONU (Organização das Nações Unidas", aprovou a divisão da Palestina em dois estados: um árabe e outro judaico. A decisão foi muito bem aceita pelos líderes judeus, mas não pelos árabes, que eram maioria e não estavam dispostos a ceder parte de seu território. A partir deste momento, inúmeros conflitos seriam travados ao longo dos anos. No desenvolvimento deste texto, analisaremos alguns dos aspectos (aí é a hora de citar os aspectos específicos que serão abordados no texto).

São muitas as estratégias e ideias para a criação de uma introdução e claro, também para o desenvolvimento, conclusão e até para a criação de um título atrativo. É claro que você pode abusar da criatividade e usar introduções diferentes, mas é bom ter essas dicas em mente para um momento de bloqueio criativo. Você quer mais dicas aqui no blog?
 Então é só comentar aí embaixo pedindo o que você quer ver por aqui. Ah, não esqueça de dar G+ para me ajudar com a divulgação.






13 comentários:

  1. Interessante sua postagem ;)
    Quando estudava no colégio nós tínhamos uma aula apenas de redação e interpretação de texto, onde aprendi escrever melhor.

    Acredito que suas dicas vão ajudar muitas pessoas.
    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  2. Adorei suas dicas, pois muitas vezes quando vamos ao colégio ou mesmo prestar vestibular, precisamos caprichar na redação e acabamos ficando com dúvidas de como começar.
    Obrigada.
    Bjin e até mais...
    http://reinoliterariobr.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. olá, muito bacana as suas dicas, eu ainda sofro bastante para fazer redação, sempre achei difícil. Apesar de eu ler muito e fazer muitas resenhas, as minhas redações nunca ficam tão boas, já peguei as dicas aqui!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela postagem, muito legal você fazer um post desse para ajudar as pessoas. Peguei várias dicas. Bjs

    ResponderExcluir
  5. Gente, essas dicas são maravilhosas... principalmente pra quem está em época de vestibulares. Mas é pra gente também, que escreve em blogs. Gostei principalmente da parte da estratégia fotográfica... tenho tanta dificuldade nisso rsrs Amei seu post
    -Mari

    ResponderExcluir
  6. Uau, muito interessante! Adorei o post, geralmente (mesmo sem saber que era uma estratégia) eu uso muito a estratégia conceitual e a fotográfica, dependendo do tema, tenho dificuldade na última ainda!

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem ?

    Vamos fazer uma pausa para que eu possa dizer o quanto achei essa postagem legal! Nossa, eu usava (ainda uso) essas estratégias sem nem perceber ou saber que estava usando haha Gosto muito da segunda, porque acho que dá uma introdução bem bacana para o texto; fica uma coisa bem visual mesmo. E quanto a terceira, acho super válida também! Ainda mais quando a pessoa sabe do que está falando e consegue adicionar informações sem tangenciar o tema.

    Fernanda Oliveira | Meraki

    ResponderExcluir
  8. Olha primeiramente parabéns pela sua escrita, porque ficou fantástica a maneira como você abordou o texto e as dicas para os seus leitores. Segundo dizer que acho essencial isso, até porque ajuda as pessoas sabe? Muito legal a sua iniciativa. Adorei o seu cantinho. Ainda não conhecia =]

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/12/resenha-amor-amargo.html

    ResponderExcluir
  9. Gostei muito do texto, pertinente e necessário. Acho que você poderia, para uma próxima postagem, fazer um complemento de conteúdo, sim, pois vejo em muitas redações de concursos, que alguns candidatos conhecem toda as normas técnicas, para tanto, os textos são carentes em ideias, já outros, têm excelentes ideias e parecem mais uma letra de música... Texto perfeito. Vou indicar na fanpage do poesia na alma...

    ResponderExcluir
  10. Puxa!!!!
    gostei muito do texto. Super instrutivo, principalmente para quem gosta de escrever. Parabéns pela iniciativa ;)
    bjs
    www.notinhasderodape.com.br

    ResponderExcluir
  11. Isabella, maravilhoso o seu post.
    Apesar de ter as aulas de redação muita gente não consegue apreender o que realmente é necessário para se fazer uma boa.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  12. Oiiie
    Adorei o post e muito legal você postar essas dicas aqui para gente haha com certeza irei anotas algumas pois adoro escrever

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Olá... adorei as suas dicas... são super interessantes e construtivas. Quando estava no colégio tinha aulas especificas sobre isso, depois no cursinho a mesma coisa e sem duvidas, isso me ajudou muito em relação a minha escrita.

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...