sábado, 1 de agosto de 2015

Pausa pra Música: 5 músicas maravilhosas da MPB

Olá, queridos leitores! Então, hoje eu vim falar sobre um assunto não muito postado aqui no blog: música. Existem diversas formas com as quais o ser humano pode se expressar e produzir cultura: por meio da escrita, da atuação, da composição e outros.  A MPB, ou Música Popular Brasileira é riquíssima em letra e o mais interessante é que ela abrange ritmos de todos os gostos. Os artistas e o público da MPB foram em grande parte ligados aos estudantes e intelectuais, fazendo com que mais tarde a MPB fosse conhecida como "a música da universidade."

Eu selecionei para vocês nesse post, 5 músicas MPB que eu particularmente gosto muito e que não estão em nenhuma ordem específica.

1- Roda Viva - Chico Buarque de Holanda

Chico Buarque! Na minha humilde opinião, o melhor cantor e compositor do Brasil. Suas músicas tiveram um grande papel na oposição contra a Ditadura Militar, embora muitas vezes as mesmas passassem na censura pela falta de análise das entrelinhas e por ele ter se utilizado de pseudônimos como Julinho da Adelaide. Eu coloquei Roda Viva aqui, mas vocês podem conhecer muito desse período histórico ouvindo outras músicas do Chico como "Apesar de Você" e "Acorda Amor".


2- Maria Maria - Milton Nascimento 

 Composta por Milton, mas também cantada por Elis Regina, "Maria Maria" conta a história não apenas de uma mulher ,mas de muitas. De todas as Marias que enfrentam a vida com coragem e força apesar de todas as dificuldades. Dificuldades enfrentadas por todas as mulheres,  que trabalham, cuidam dos filhos e ao mesmo tempo não perdem a fé na vida. É uma homenagem há todas as mulheres que tão lutadoras e fortes, seguem sua jornada apesar das adversidades.


3-  O Vento Vai Responder - Zé Ramalho
Essa poesia em forma de música nos faz refletir e perceber que os questionamentos que fazemos podem ser respondidos com o passar do tempo, com a experiência, com as situações vividas e conselhos recebidos.  As respostas vem até nós, aprendemos bastante durante a jornada da vida. Música simplesmente poética e perfeita.


4- À Primeira Vista - Chico César/ Daniela Mercury
Essa música maravilhosa pode ser encontrada nas vozes tanto do Chico César quanto da Daniela Mercury (que é a versão que prefiro. A música fala sobretudo da vida, das fases, dos desejos e sentimentos  do ser humano em diversas situações. De forma simples e delicada, a canção define a essência de uma pessoa, que pode ser qualquer um.

5-  Agora Só Falta Você - Rita Lee
Sim, as músicas da Rainha do Rock Nacional também  pode ser classificada como MPB. "Agora Só Falta Você" fala da autoafirmação, do amor próprio, da liberdade e de se soltar das amarras de uma vida vazia. Fala de correr riscos e correr atrás da felicidade, de ser autêntico e de se aceitar exatamente da forma que é.
E aí, gostaram? Claro que na lista faltaram : Elis Regina, Maria Gadú, Gilberto Gil, Clara Nunes, Caetano Veloso e muitos mais, porém eles estarão sem dúvidas em um próximo post, já que são fantásticos <3

Se gostou, compartilhe com os amigos, siga o blog no GFC, dê G+ no post para que mais pessoas vejam e comente aí embaixo qual sua música preferida dentro da MPB.

30 comentários:

  1. Olá, que post lindo e cheio de cultura *--*

    Das músicas que você citou aqui eu só não conheço À Primeira Vista, mas o resto já conheço a um tempinho e gosto muito, principalmente a da Rita Lee.

    Beijos,
    http://marcasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Adoro MPB, algumas dessas eu já conhecia. Dos meus favoritos são Marisa Monte, Djavan, Marina, entre tantos outros maravilhosos. Bjs

    ResponderExcluir
  3. Eu adoro Chico Buarque. Depois que conheci melhor o trabalho dele num projeto do colégio, ele virou um dos meus cantores nacionais favoritos. Adorei essa coluna do seu blog, muito interessante!

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá, não sou muito fã de MPB, mas creio que sua playlist é um prato cheio para quem gosta!
    Beijo,
    http://www.pactoliterario.com/

    ResponderExcluir
  5. Rita lee <3 adoro essa mulher, com toda certeza um dos nossos grandes nome da música.

    ResponderExcluir
  6. Oiiie.
    Adorei o post, mas infelizmente eu não curti nenhuma das músicas kkkkkk.
    Mas amei mesmo o post, amo musicas.

    ResponderExcluir
  7. MPB não faz meu estilo rsrs não curti nenhuma musica :( , mais achei a ideia de mostrar que nossas Músicas Populares é riquíssimas , muito legal

    ResponderExcluir
  8. Maravilhoso é o blog. sinceramente, eu amei. Gosto de todas as músicas e as ouvi hj rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs <3

    ResponderExcluir
  9. MPB é um dos meus gêneros musicais favorito... Rita Lee, Maria Gadú <3 <3
    Adorei o post
    Beijos
    Myself here

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bem?

    Não sou de MPB, mas gostei das escolhas. Gosto bastante da Rita Lee, ela é incrível ao vivo! <3 Maria Maria conheço e gosto bastante! Conheço algumas do Zé Ramalho, também. Gostei muito da seleção! :)

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Olá, adorei o post, adoro MPB, das músicas que você citou só não me recordo da do Zé Ramalho, mas já vou procurá-la aqui para ouvir. O Chico e muito outros de sua época, criaram músicas com letras riquíssimas que passaram pela censura, mesmo tento um teor totalmente político, pobre militares, não entendiam a arte, a inteligência e criatividade desses artistas. Espero ver mais post desses por aqui. Bjs

    ResponderExcluir
  12. Olá Isabella,
    Que dicas legais de música! Dos citados, Chico Buarque é meu preferido, espero em breve comprar o novo livro dele, Irmão Alemão...

    Beijos,
    Miss Sorrisos Blog
    Twitter|Wattpad|Instagram


    ResponderExcluir
  13. Amei, gosto das músicas citadas, mas se fosse uma lista feita por mim, acrescentaria Como Nossos pais na voz da Elis.
    bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Adooooro "Agora só falta você" e "Maria Maria" eu cantava no coral do colégio, muito amor <3
    Lindas músicas, adorei tua lista!
    Beijos!

    www.livrosdajess.com

    ResponderExcluir
  15. Olá, adorei o post e as músicas escolhidas, mas dentre elas a única que não gosto é Maria Maria mas amo o Milton Nascimento, beijocas

    ResponderExcluir
  16. Oii!! Adorei o post!
    Dentre todas as que citou, tenho carinho especial por Agora Só Falta Você. Me traz boas recordações. :3

    Beijos!
    www.palavrasradioativas.com

    ResponderExcluir
  17. MPB = ♥
    Adoro todas essas músicas e acrescentaria aquela do Vandré, certamente, por ter marcado toda uma geração.

    Beijo! ;*
    Wink

    ResponderExcluir
  18. Isabella, eu não sou muito fã de MPB.
    Quase nunca escuto.
    Para ser sincera, dos que você falou só gosto da Rita Lee.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  19. Olá!!!

    Das cinco músicas que você citou, conhecia todas. Isso que dá ter um pai extremamente musical. Roda Viva foi tema da novela sobre a ditadura que passou no SBT uns anos atrás. Fiquei tão viciada nela que acabou virando toque do celular. Adorei a postagem!

    Beijos, Rob
    www.estantedarob.com.br

    ResponderExcluir
  20. Bom não escuto muito MPB... até gosto de alguns clássicos, mas nada muito profundo... dessas que você citou gosto de Maria Maria... é uma música simples e gostosa de ouvir... Xero!

    ResponderExcluir
  21. Oiii Menina que músicas maravilhosas!!
    Amei as suas escolhas... Maria Maria é uma música que eu amo... e Rita Lee cara... perfeito!

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  22. Oi ^^

    Bacana tua seleção, apesar de eu não curtir muito nenhum destes artistas ou as músicas escolhidas, é bom conhecer um pouco sobre o gosto do blogueiro :D

    bjs

    ResponderExcluir
  23. Olá; muito bacana o post. Gostei das músicas escolhidas, as duas primeiras são as que eu á ouvi mais.

    ResponderExcluir
  24. Oiii, tudo bem? Adoro esse estilo de música <3

    Zé Ramalho e Rita Lee, adoro <3 , gostei das suas escolhas.

    bjs

    ResponderExcluir
  25. Amo mpb, adorei o post!

    http://conversadecloset.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. OI Isabella!
    Não sou chegada em MPB, mas olha... Você escolheu só os filés, hein?! AMOOOOO essa música do Chico, meu pai vivia cantando, me lembra uma época boa e Maria Maria é linda demais!
    Beijos

    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir
  27. Amei as músicas escolhidas <3 curto bastante todos os cantores e compositores que vc colocou no post *-*

    Abraços,
    Andy - http://www.starbooks.com.br

    ResponderExcluir
  28. Olá
    Amo as músicas de Milton Nascimento, Trajetória é minha favorita, mas Maria Maria é sempre bom de ouvir.
    E as letras da Rita Lee são daquelas que servem para todas as épocas.
    Angel Sakura
    www.euinsisto.com.br

    ResponderExcluir
  29. Oii, tudo bem?
    Eu escuto a Maria Gadú, adoro a voz dela. Zé Ramalho é nativo da minha terra, então vez ou outra escuto algumas músicas dele,são lindas.

    Beijos da Jéss ♥
    Brilliant Diamond | Fan Page

    ResponderExcluir
  30. Oi, tudo bem?
    Não sou chegada a escutar MPB, mas sei que tem músicas ótimas por ai. Gostei das que colocou, adoro a voz da Rita Lee.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...