domingo, 2 de agosto de 2015

Minha Estante: Mentes Perigosas - O Psicopata Mora ao Lado, Ana Beatriz Barbosa e Silva

Olá, queridos leitores! Hoje eu vim falar sobre um livro que divide muito as opiniões: o livro "Mentes Perigosas", de Ana Beatriz Barbosa Silva.



A Dra Ana Beatriz é médica graduada pela UERJ com pós-graduação em psiquiatria pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora Honoris Causa pela UniFMU (SP) e Presidente da AEDDA – Associação dos Estudos do Distúrbio do Déficit de Atenção (SP). Diretora da clínica ANA BEATRIZ BARBOSA SILVA - Comportamento Humano e Psiquiatria (RJ). Também é escritora, realiza palestras, conferências, consultorias e entrevistas em diversos meios de comunicação.¹ Ou seja: uma profissional com um currículo de peso.


Em "Mentes Perigosas - O Psicopata Mora ao Lado" a psiquiatra fala sobre 'predadores sociais', ou pessoas frias, sem consciência ou qualquer sentimento. Sim, psicopatas possuem um transtorno de personalidade que os impede de como os seres humanos normais, desenvolver sentimentos. No livro, a doutora, baseada em seus estudos, suas experiências em consultório ou em clínicas mostra ao leitor que o psicopata não é fisicamente diferente de qualquer um de nós. A maioria deles não são assassinos em série como muitos acreditam. Um psicopata não pode ser identificado por sua aparência e dificilmente por suas atitudes, já que são mestres na dissimulação e possuem uma habilidade acima da média de manipular e ganhar a confiança de pessoas que querem tirar proveito. E não, eles não querem tirar vantagem apenas de quem tem dinheiro. Eles também podem se divertir destruindo uma vida, semeando intrigas, acabando com famílias e coisas semelhantes.
Também descobrimos que eles vivem uma vida aparentemente normal, passando-se por pessoas de bem, confiáveis, muitas vezes aparentando ser uma pessoa respeitável e exemplar.
"Quando pensamos em psicopatia, logo nos vem à mente um sujeito com cara de mau, truculento, de aparência descuidada, pinta de assassino e desvios comportamentais tão óbvios que poderíamos reconhecê-lo sem pestanejar. Isso é um grande equívoco! Para os desavisados, reconhecê-los não é uma tarefa tão fácil quanto se imagina. Os psicopatas enganam e representam muitíssimo bem! Seus talentos teatrais e seu poder de convencimento são tão impressionantes que chegam a usar as pessoas com a única intenção de atingir seus sórdidos objetivos. Tudo isso sem qualquer aviso prévio, em grande estilo, doa a quem doer."

Em casos extremos eles podem sim matar de forma cruel e nós vemos exemplos disso diariamente nos jornais. Extremamente inteligentes, dificilmente são pegos, fato que somente ocorre quando acabam se descuidando por causa de sua extrema confiança em si mesmos. O livro de fato nos mostra que o psicopata pode ser qualquer um, até mesmo a pessoa mais livre de suspeitas. Maaas a Drª Ana tenta nos fazer entender um pouco mais sobre esse tema complexo e quem sabe assim, nos proteger dessas mentes perigosíssimas.

Um ponto que eu particularmente gostei muito foi o fato de que os psicopatas não são classificados como doentes mentais porque eles não apresentam nenhuma perturbação ou desordem mental. Ao contrário, são extremamente inteligentes e racionais.

"A natureza dos psicopatas é devastadora, assustadora, e, aos poucos, a ciência começa a se aprofundar e a compreender aquilo que contradiz a própria natureza humana."
Muitos dizem que o livro é raso, como se a psiquiatra quisesse fazer um manual para a identificação de psicopatas, banalizando um tema tão complexo até mesmo para a ciência. Sim, o livro de fato lembra um manual. A doutora tenta passar algumas características, mas deixa bem claro que até mesmo os médicos muitas vezes não conseguem identificá-los. Intercalados com situações e exemplos reais retirados dos anos de experiência da médica, os textos tratam o tema de uma forma simples. Mas será que simples é sinônimo de raso? Obviamente, o livro foi pensado e escrito para leigos, não para especialistas. Não são usados jargões médicos e obviamente não estamos lendo uma tese. Estamos lendo um livro escrito por uma psiquiatra renomada, mas que não foi produzido para psiquiatras ou psicólogos, mas para pessoas que desconhecem o assunto.

"Eles são verdadeiros atores da vida real, que mentem com a maior tranquilidade, como se estivessem contando a verdade mais cristalina. E, assim, conseguem deixar seus instintos maquiavélicos absolutamente imperceptíveis aos nossos olhos e sentidos, a ponto de não percebermos a diferença entre aqueles que têm consciência e aqueles  que tem."
Achei a organização do livro incrível: são exploradas diversas maneiras de agir dos psicopatas, métodos utilizados por psiquiatras no mundo inteiro para identificá-los, casos de pessoas que passaram por um desses seres sem consciência e acabaram tendo sua vida prejudicada e até mesmo o capítulo que eu achei mais interessante, o da psicopatia infantil. E para os que gostam de ler sobre comportamento de serial killers, são abordados casos referentes a psicopatas violentos também.
"Reconhecer que a maldade existe de fato é uma realidade com a qual não gostamos de lidar. Quando estamos diante de crianças, essa descrença toma proporções muito maiores. Ficamos estarrecidos com aquilo que desafia a racionalidade humana e foge à compreensão do que consideramos ser uma criança ou uma pessoa normal." 
Em resumo: o livro é sim interessantíssimo e para quem está começando a ler sobre o assunto (ou até para quem já conhece um pouco), o livro é recheado de informações, matérias e exemplos que podem ser bem úteis (ou não, porque é quase impossível identificar um psicopata) na vida. Foi publicado pela editora Fontanar e tem 210 páginas. E uma curiosidade que talvez vocês não saibam é que o livro e a autora ajudaram muito a dramaturga Glória Perez a construir a psicopata Ivone na novela Caminho das Índias, que está no ar no Vale a Pena Ver de Novo.

Ana Beatriz Barbosa também escreveu outros livros sobre a mente humana como "Mentes Inquietas", "Mentes Consumistas" , "Mentes Ansiosas", "Mentes e Manias" e outros que talvez apareçam aqui no blog em breve.

E aí, gostou? Então compartilhe, siga o blog no GFC, curta a página do Pausa pra Conversa no facebook e dê G+ para que mais pessoas vejam o post. Até a próxima!

1 - Informações retiradas de http://draanabeatriz.com.br/?page_id=43

38 comentários:

  1. Olá!

    Não conhecia o livro, mas só de ler sua excelente resenha, já me interessei por ele. Gosto de livros que falem de temas específicos, ainda mais um tema tão complexo como a mente de um psicopata.

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. É nesse mundo existe cada tipo de pessoa que nem sabemos como são! Achei interessante... Pois além de ser uma obra, essa doutora fala como é a vida de um psicopata "pelo que pude entender".

    Parabéns! Eu não curto esse tipo de gênero, mas me deu vontade de ler.
    Atenciosamente Um baixinho nos Livros.

    ResponderExcluir
  3. Sempre vejo esse livro na biblioteca e fico meio com um pé atrás por causa do tema, e já havia lido outras resenhas que disseram justamente isso que você citou, que o livro é raso e etc. Mas pela sua resenha, parece que é muito bom! Como sou leiga no assunto, é provável que esse jeitão de manual me conquiste. Passei a ver esse livro com outros olhos, com certeza vou ler. Parabéns pelo texto, adorei!
    Beijos <3

    www.imperfeitaas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá, Isabella. Não conhecia a autora, porém adorei a premissa do livro. Mesmo não sendo muito chegada a psicologia, parece ser um livro e tanto. Adorei a resenha!
    Beijo,
    http://www.pactoliterario.com/

    ResponderExcluir
  5. eu tinha mega curiosidade de ler esse livro mas depois que comecei a faculdade de psicologia acabei desanimando.

    ResponderExcluir
  6. Oie!

    Não conhecia o livro, nem a autora, mas sua resenha me conquistou. Esse tema é bem complexo, mas espero ter a oportunidade de conferir a história.

    Um grande beijo,

    Blog Cheiro de Livro Nacional

    ResponderExcluir
  7. eu tenho esse livro, apesar de achá-lo meio 'fórmula pra vender' ele em uns pontos bem interessantes sobre a psicopatia... ^^

    ResponderExcluir
  8. Eu já conhecia o livro inclusive pretendo lê-lo ainda este ano, logo quando ouvi falar sobre ele já o achei interessantíssimo , sua resenha foi esplêndida gostei muito
    Bjos

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Conhecia o livro por alto, e mesmo não fazendo meu tipo de leitura, eu gostaria de lê-lo. Ele tem alguns pontos bem interessantes e fiquei curiosa sobre a leitura!
    Ótima resenha!
    Beijos!

    www.livrosdajess.com

    ResponderExcluir
  10. Olá,
    Gostei muito da sua resenha, você escreve muito bem por sinal.
    Eu já ouvi falar muito desse livro e apesar das ótimas recomendações irei deixar a sua dica passar por não ser meu estilo literário.

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  11. Vou te ser bem sincera: eu detesto esse livro. D E T E S T O. Quem estuda sobre psicopatia sabe que esse livro é um aglomerado de sensacionalismo acerca do assunto e que pouca coisa é verdadeira. Mas enfim.

    ResponderExcluir
  12. Nunca li nada sobre psicopatia, mas sabe que eu me interesso? Ainda não li o livro e nem o conhecia.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  13. Olá, tudo bem?

    Eu nunca li nada do gênero em questão e também não conhecia o livro, mas confesso que fiquei bastante interessado, essas coisa da mente e seus mistérios, deve ser bem legal.
    Amei a resenha, beijos!
    http://marcasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Ola, tudo bem?
    Já havia ouvido falar deste livro, achei muito interessante porque muitas pessoas associam o psicopata a serial killers e tal, mas não são.
    Adorei a resenha, muito bem detalhada!
    Beijos Larissa (laoliphant.com.br)

    ResponderExcluir
  15. Não sabia o que o livro abordava e fiquei curiosíssima para ler a obra. Adorei mesmo o tema, e com certeza lerei quando tiver oportunidade.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  16. Olá, vou concordar com a Mia, eu não gostei do livro, tenho 3 da autora, mas nenhum me agradou, ficou muito superficial a explicação e bem "televisiva" só pra ganhar público, sem o conteúdo real.
    http://k-secretmagic.blogspot.com.br/
    Recomendo os livros da Ilana Casoy que são ótimos.
    Xoxo

    ResponderExcluir
  17. Oi, tudo bem?
    Nunca tinha escutado falar desse livro, seu post ficou muito legal e me deu até vontade de ler.
    Bjs do blog www.blackisthenewhappy.wordpress.com

    ResponderExcluir
  18. Oi Isabella, sua linda, tudo bem
    Por coincidência eu entrei no blog dela ontem, adoro essa tema de natureza humana, sou fascinada. Sabe, lendo sua descrição de psicopata, fiquei até com um pouco de medo, se pararmos para pensar, se eles não possuem um distúrbio, se são extremamente inteligentes e racionais, então, só posso concluir que eles são maus. Sua resenha ficou ótima!!!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Olá!
    Eu já tinha ouvido falar desse livro, mas nunca parei para ver mais a fundo do que se tratava.
    Na minha singela opinião. eu acredito que esses psicopatas tem problemas além do psiquiátrico e sim coisas espirituais acontecem pra que eles cometam os crimes, mas ai iríamos por caminhos que nem todos gostam de discutir.
    O livro parece ser bom e sua resenha está maravilhosa.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Olha na época em que esse livro foi lançado eu trabalhava na Livraria Nobel e ele era muito bem vendido sabe? Mas eu sinceramente não me interessei muito pelo o assunto não, porque eu não curto muito essas coisas. Mas dizem que o livro é muito bom, principalmente para quem faz faculdade de psicologia e psiquiatria. Mas enfim...Seria um livro que eu não pegaria para ler, porque não é meu gênero mesmo.

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/08/resenha-eu-te-darei-o-sol.html

    ResponderExcluir
  21. Olá!
    Não conhecia o livro, mas lendo sua resenha vi que possivelmente alguns psicopatas já passaram pela minha vida. rs
    Gostei bastante da resenha, mas não sei se é um livro que eu leria.
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
  22. Nossa parece ser um livro bastante forte, não tenho coragem de ler rsrs
    Meu negócio é romances. Mas minha mãe gosta vou anotar a dica. Abraços.

    Tony

    ResponderExcluir
  23. Oi, logo quando o livro saiu eu fiquei bem curiosa para lê-lo,
    mas depois de algumas resenhas acabei desanimando.
    Confesso que tenho mais vontade de ler os da mesma temática
    escritos pela Ilana Casoy.
    Beijos
    Kris - Conversas de Alcova ❤

    ResponderExcluir
  24. Oi!
    Estou com esse livro e pretendo começar a ler em breve. Já li outros livros da Drª Ana Beatriz e o que gosto neles é justamente o fato de ser escrito de uma forma que não seja técnica. Parabéns pela resenha.
    Beijos

    http://tudoqueeuli.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Oie...

    Li algumas resenhas algum tempo atrás e fiquei bem impressionada com o livro e sua resenha ficou ótima, apesar de não ser uma leitura que eu queira fazer nesse momento, não descarto ler futuramente, o tema é muito interessante.
    Já na lista e parabéns.
    Bjus
    Juh - Surtos da Juleka

    ResponderExcluir
  26. Oie,
    já tinha ouvido falar desse livro há muito tempo atrás.
    É um tema bem interessante, mas não é algo que me interesse para dar vontade de ler.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  27. Eu estou super curiosa para ler esse livro, porem ainda nao consegui encaixar na minha lista.

    ResponderExcluir
  28. Olá!
    Uma vez eu tive que escrever um pequeno conto sobre transtorno de personalidade (qualquer um) e recorri a este livro. É muito bom, gostei demais do trabalho dela.

    http://loucurasaovento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Olá!
    Não leria o livro por não me interessar pelo tema
    Mas para quem gosta e até emsmo estuda isso deve ser prato cheio
    Adorei sua resenha
    http://malucaspor-romances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  30. Oii,
    Achei o livro muito interessante! Vou procurar pra ler.
    Vivi
    Corujas de Biblioteca

    ResponderExcluir
  31. Olá!
    Apesar de ter achado tua resenha bem interessante (por tu teres apontado tooodos os pontos do livro), não consegui me interessar pelo livro, me pareceu muito ZzzZz.
    Beijo,
    http://www.entreleitores.com/

    ResponderExcluir
  32. Olá, tudo bem??
    É bem interessante esse livro, já tive vontade de lê-lo, mas descobri que ele é um pouco técnico demais e ai perdeu o efeito sobre mim... mas acredito que seja uma leitura bem roca... a mente humana é uma incógnita e a gente sempre se depara com algo que nos choca e o que ela é capaz de fazer... eu sempre tive certeza que o psicopata... nunca deveria ser tratado como um doente mental ou algo do tipo... porque eles são estrategistas e muito inteligentes... eles gostam de desafios e deixar as pessoas confusas e com medo... Xero!

    ResponderExcluir
  33. Oiee ^^
    Já tinha visto algumas resenhas desse livro antes, e sempre tive curiosidade de ler. Parece ser tão interessante e assustador *-* não consigo imaginar o que se passa na cabeça de pessoas psicopatas, mas ao mesmo tempo, quero ter conhecimento *~*
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  34. Olá! Tenho esse livro desde a época em que Caminho das Índias passou na TV pela primeira vez, mas ainda não li haha vergonha. Porém me interesso muito pelo assunto e com certeza é uma leitura que estou ansiosa para fazer. Estou lendo, no momento, Louco ou cruel - Serial Killers, que tbm é muito bom. Assim que eu terminar, começarei o livro da Ana. Beijos!

    ResponderExcluir
  35. Oii!

    Não conhecia o livro e nem a autora, mas achei bem interessante o trabalho dela ^^ Fiquei com bastante curiosidade para descobrir o que pessoas psicopatas pensam. Deve ser bem assustador *--*

    Beijos, Amanda
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
  36. Oiee.

    Não conhecia a obra e achei bem interessante. Vou indicá-la para meu irmão, pois acredito que será ótimo, até mesmo por sua areá de estudo.

    Beijos

    ResponderExcluir
  37. Oie, tudo bom?
    Li sua resenha da outra vez, mas o note desligou antes do comentário ir :(
    Nossa, eu me interessei muito por esse livro. Eu adoro ler e estudar sobre esse tema, desvendar os mistérios dessas mentes, mas me dá um pouco de medo também! É estranho perceber que pessoas tão comuns podem desenvolver psicopatia e tudo mais. Adorei, com certeza vou querer ler!
    Beijão
    http://sarahmarques.com.br/

    ResponderExcluir
  38. Oie!!

    já ouvi falar bastante desse livro, tenho muita vontade de lê-lo acho o tema super interessante;) apesar de fugir totalmente do que costumo ler.
    adorei sua resenha, ficou perfeita.
    bjs

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...