sexta-feira, 17 de julho de 2015

Minha Estante: Onze, Mark Watson

Olá, queridos leitores! Hoje eu vou falar sobre o livro "Onze", do Mark Watson.
Mark Watson é um reconhecido escritor e comediante britânico. Em seu terceiro romance, "Onze" o autor nos traz uma história, uma verdadeira fábula com personagens humanos. Personagens com personalidades totalmente distintas, vidas totalmente distantes e mesmo assim, unidas por uma série de acontecimentos que se originaram de apenas um, presenciado e ignorado por Xavier Ireland.

Xavier é um locutor de rádio que trabalha nas madrugadas, aconselhando pessoas desesperadas que o procuram em busca de um alívio ou conselho. Com palavras sábias, ele os ajuda e tem feito seu programa ser um sucesso, tirando fato de ter que dividir a bancada com seu amigo, o atrapalhado Murray.

Xavier não é inglês, veio da Austrália e oculta um passado bastante doloroso, que ele faz questão de não revirar e nem contar a ninguém, mas que o perturba e o faz fugir de qualquer tipo de proximidade com outras pessoas.  A partir de uma injustiça que o protagonista observa sem conseguir reagir, uma cadeia de fatos vai sucessivamente afetando a vida de onze pessoas que nenhuma conexão apresentavam entre si. A vida de cada um desses personagens vai modificando a vida de outros com um efeito dominó inimaginável.

A capa combina bastante com a história, notaram? Várias pessoas num lugar comum (na capa um prédio, na história, uma cidade) passando por situações bem diferentes e sem imaginar como sua existência ou ação afeta os que estão ao redor (ou nem tão ao redor assim rs).
"Julius Brown perdeu seu emprego de meio período porque Andrew Ryan se embebedou e perdeu o controle, porque Jacqueline Carstairs escreveu uma crítica cruel do restaurante porque o filho dela foi espancado num dia de neve algumas semanas atrás, porque Xavier fracassou em sua tentativa de interferir e ajudar. Mas como Julius ou qualquer outro sabe, ele só foi despedido por deixar um prato cair no chão."

A partir do momento em que conhece-se a verdadeira história de Xavier, o livro vai mostrando a recuperação, a saída do protagonista da depressão, graças a uma encantadora personagem que o faz enfrentar seu passado e alegra seu presente. Totalmente alheio as transformações que sua negligência causou, o radialista vai seguindo sua vida e cativando o leitor.

Os personagens são muito bem construídos e praticamente todos conseguem gerar um sentimento de identificação do leitor. O trauma de Xavier, a alegria e força de vontade de Pippa, os problemas de baixa estima de Julius que o fazem cometer um erro... Todos são simplesmente "humanos", o que é difícil encontrar em livros, já que representa os protagonistas de forma bem irreal ou idealizada.

"Enquanto a versão noturna de Londres dorme, lancha, anda pela casa, sua, defeca, briga e respira em mais esta noite da semana, impiedosamente, os acontecimentos afetam uns aos outros como peças de dominó."

O final? O que posso dizer? Foi totalmente surpreendente e devo dizer que embora tenha ficado um pouco chocada, o autor demonstrou brilhantismo, que aliás ,esteve presente em todo o livro.

A obra como um todo traz uma grande reflexão. Nos faz ver que a vida é sem dúvidas um grande jgo de dominó. Metade das coisas que acontecem conosco são fruto de puro acaso, ações impensadas (nossas e de outros), encontros, desencontros, frações de segundo. De uma forma leve, (sem por isso deixar de ter um pouco de drama) divertida e instigante, Mark Watson nos dá uma verdadeira lição: Não sabemos o que nossas ações causarão a outros nessa série de ligações que a vida forma, mas devemos sempre ter em mente que devemos ser justos e bons para todos.

Se eu recomendo? Recomendo DEMAIS! O livro é simplesmente magnífico e além disso, eu comprei pela bagatela de R$10,00 numa feirinha litrária aqui perto de casa.  Não achei a edição física no site das livrarias, apenas em ebook, mas vale muito à pena ler, seja qual for a edição. Espero que leiam e gostem tanto quando eu gostei.


OBS: O blog está com uma série de novidades, então, para acompanhar todas, siga no GFC, curta a página e receba tudo em primeira mão.

13 comentários:

  1. Oi. Não sei quem é Mark Watson, não conhecia o livro, achei o enredo bem interessante, trazer ao leitor a ideia de nossas ações no universo. A capa também é legal!

    ResponderExcluir
  2. Olaaa
    Não conhecia mas parece ser interessante, que bom que gostou tanto e vou anotar a dica. Ótima resenha.

    Beijos
    Reality of Books

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia, mas sua resenha e o entusiamo que ele provocou em sua leitura me deixou interessada. Tão ótimo achar um bom livro por um excelente preço. Essas feirinhas são maravilhosas.
    Vou procurar pelo livro.

    LETRAS COM CAFEÍNA

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bem?

    Gostei demais da história, especialmente por cursar Jornalismo o protagonista ser de uma rádio, huehue. Gosto muito de personagens humanos, reais, e isso me levou a querer conferi-lo. É bom se identificar com os personagens, acho que a gente sempre entra mais na história e consegue retirar dela o que importa.

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem?

    Gostei da capa e achei a premissa convidativa. Gosto de tramas que prendem e tem um contexto que te faz refletir, questionar. E finais surpreendente é o que me conquista mais ainda. Se tiver a sorte de encontra-lo por ái também. Trago para casa. rs

    beijo

    http://www.livrosfilmeseencantos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olha eu não conhecia essa obra, mas ao ler sua resenha eu já fiquei atraída por saber que se trata de um locutor que ajuda as pessoas e ainda carrega um passado ai que me parece bastante doloroso. Eu fiquei bastante curiosa para saber o que acontece com ele, principalmente porque gosto desses livros que nos passam mensagens para refletir sabe? Espero poder ter a oportunidade de fazer a leitura assim que possivel, porque com certeza eu acho que é um gênero que irei gostar. Em falando nisso, que gênero que é? Thriller? Ou não tem nada haver? Queria saber por favor =]

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/07/resenha-rainha-da-fofoca.html

    ResponderExcluir
  7. Ola Isa não conhecia o livro, a premissa dele me chamou atenção, lendo sua resenha fiquei bem curiosa para saber sobre o segredo do protagonista, e sobre esse final que te deixou chocada. Bom saber que o livro aborda sobre depressão, tema muito importante. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  8. Olá!!
    Não conhecia o livro, mas já havia ouvido falar do autor. Fiquei bem curiosa com o enredo, me pareceu bem interessante. bjs

    ResponderExcluir
  9. oi, tudo bem?
    Eu não conhecia o livro, e o tema pareceu ser bem reflexivo mesmo. Muitas vezes não paramos para pensar nas consequências de nossas ações, e isso pode mesmo virar uma bola de neve
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oiii
    Eu não conhecia o livro, mas a capa me chamou a atenção. A sua resenha conseguiu despertar a minha curiosidade, mas não sei se o leria por ser um tema um tanto quanto delicado e estar passando por isso em minha família atualmente.


    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  11. Oie, tudo bom?
    Gosto de narrativas mais humanas como essa e que também fazem a gente pensar um pouco. Sua indicação foi ótima porque é um livro que nos faz pensar na própria convivência com o próximo.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi,
    Não conhecia o livro, fiquei intrigada com a história, gosto quando o livro nos faz pensa, outro ponto é a identificação com os personagens quando eles são bem construídos.
    Sua resenha despertou minha curiosidade.
    Beijo

    ResponderExcluir
  13. O livro parece ser bem inteligente, e me fez ter vontade de ler.
    Amo quando a capa tem bem a ver com o contexto do livro.
    A classificação de BRILHANTE do início ao fim deixou tudo ainda mais interessante.
    Bjs, Carol.
    http://anamatosferreira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...