quinta-feira, 14 de maio de 2015

Professores e o Poder de Transformar

Faz um tempinho que não apareço por aqui. Tenho andado bastante ocupada, a faculdade anda consumindo bastante do meu tempo. Não me lembro se já comentei aqui, mas eu escolhi abrir mão de psicologia para seguir a minha verdadeira vocação: ser professora. Muita gente se espantou com isso, afinal os professores tem sido bastante desvalorizados e é espantoso que anda existam pessoas querendo seguir o magistério.  Me entristece muito ver professores sendo desrespeitados, apanhando, tendo corte de direitos...

Trabalhadores, transmissores de conhecimento, incentivadores do pensamento crítico, conselheiros e amigos... esses são os verdadeiros mestres, os que fazem verdadeira diferença em nossas vidas. Eles tem o poder de transformar pessoas, realidades, sociedades...Sempre tem um professor que nos muda um pouquinho né? Aquele que te incentiva, inspira e aconselha... Eu tive a sorte de ter maravilhosos profissionais durante a minha trajetória escolar e agora na faculdade também.  Por ter tanto respeito por esses extraordinários seres humanos, fico indignada pela forma como são tratados neste país. E não só pelo governo, mas também pelos alunos e seus pais.

Tive muito mais professoras do que professores e por isso, vou citar algumas que marcaram minha vida.
Uma amorosa professora de português que percebendo o quanto eu gostava de ler, levava livros para que eu escolhesse e levasse emprestado. Duas professoras de história, uma que me ensinou a amar infinitamente esta matéria, que me fazia me transportar para outras épocas,e outra que era tão querida e preocupada que eu passei a chamar de "mãe adotiva". Uma professora de redação engraçada que nos transmitia confiança para escrever, nos incentivava a buscar nos atualizar e tinha um caráter admirável. Uma professora de geografia irônica que tinha a capacidade de fazer qualquer um se interessar pela matéria e uma de sociologia, que de início em não gostei nem um pouco, mas que após um tempo se tornou extremamente querida, um exemplo, que me fez modificar muitos conceitos meus.

Agora, ainda estou conhecendo meus professores, mas já tenho um carinho por todos eles. Espero um dia poder ser para os meus alunos um pouquinho do que cada um desses que citei acima, foram para mim,
 E você? Tem algum professor que marcou sua vida? Deixe aqui nos comentários qual matéria lecionava e porque você tem um carinho por ele.

12 comentários:

  1. Admiro tanto essa profissão <3 ser professor é mágico, e concordo que há alguns que nos marcam para sempre, eu devo muito a algumas professoras pelo meu amor pela leitura e por tantas coisas mais, amei o texto! boa sorte ;)
    bjs

    http://notinhasderdape.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Me tornei professora influenciada de minha mãe e de uma professora por quem tinha grade admiração, e fez com que me apaixonasse por história. É um pena que seja uma profissão que embora, mais do que mereça, tenha tão pouco reconhecimento em meu país.


    CAFÉ COM LETRAS

    ResponderExcluir
  3. Que post fofo, sou professora e fiquei muito feliz com suas palavras, imagina as que você homenageou? Ser professor tornou-se profissão de risco no Brasil, mas ainda temos nossas alegrias.
    http://www.poesianaalma.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Adorei o post, encantador.
    É sempre muito bom ver homenagens a esses guerreiros que fazem tanto pelo futuro da humanidade, mostrarei aos meus amigos da área, beijos
    Conversas de Alcova ❤

    ResponderExcluir
  5. Eu sempre tive uma relação muito boa com os meus professores. Eles mudam muito a nossa vida. Eles nos abrem os olhos pra coisas que não consguimos ver. Isso é excelente.
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  6. Olaaa
    Uma pena que a profissão não seja tak valorizada hoje em dia, pois para mim é uma das mais importante e admiráveis, seroa otima se as pessoas parassem por um minuto e pensassem o que seria da vida sem professores.

    Beijos.
    reality of Books

    ResponderExcluir
  7. Parabéns por sua escolha, o professor é a base sempre de nosso ensinamento , pena que a profissão não seja valorizada como deve, uma vergonha. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Isabella, tudo bem?
    Acho lindo quem tem essa vocação para ser professor. Apesar de fazer pedagogia não vou dar aulas.
    Tenho certeza que vc será uma ótima professora.
    Bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem?
    Achei tão bonito esse seu texto, professores são realmente pessoas bem importantes nas nossas vidas, né? Eles possuem realmente o poder de transformar alguém e é uma pena que hoje em dia poucas pessoas deem o devido valor para esses profissionais :/

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  10. É a profissão mais importante que tem, pois sem ela, as outras não existiriam. São eles que nos transmitem o conhecimento, e são eles que ficam mais tempo com nossos filhos e que ficaram conosco na nossa época de estudos.
    Acho uma pena a forma como são tratados no nosso país, aliás, em nosso país, só quem é tratado de forma decente são políticos e bandidos...
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  11. Oii
    Amei o seu texto... muito bem escrito. Acho uma desonra o tratamento que os professores recebem aqui no Brasil, dá uma dor no peito afinal senão fosse por eles, hoje não seríamos absolutamente nada não é mesmo?
    Os professores são a nossa base que infelizmente não são tratados assim

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  12. Oie, tudo bom?
    O professor é tão desvalorizado, mas é uma profissão especial e sem ela as pessoas não saberiam de nada não é mesmo? Eu tive vários professores memoráveis, mas a que mais me marcou foi uma professora de português que sempre torcia pelos alunos. Ela me ensinou muitas coisas e até hoje tenho contato com ela.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...