sábado, 30 de maio de 2015

Minha Estante: Amigas para Sempre, Kristin Hannah

Hoje eu vim falar para vocês do meu livro preferido: Amigas para Sempre. Desde que criei o blog, tinha receio de fazer uma resenha sobre ele, por medo de não conseguir expressar o quão maravilhoso esse livro é.

Escrito pela Kristin Hannah, (minha autora favorita) o livro, como é de praxe da autora, aborda relações humanas de uma forma única, cativante e com uma sensibilidade sem tamanho.
Amigas para Sempre traz a história da amizade de duas mulheres  muito diferentes: Kate Mularkey e Tully Hart.

Kate Mularkey era amorosa, inteligente, compreensiva e sensível. Criada num lar amoroso, era superprotegida pelos pais, tímida, com baixa estima e problemas para fazer amizade. 
Já Tully, era o oposto. Linda, animada e popular, escondia um drama familiar que ninguém conhecia: uma mãe viciada em drogas e álcool e um pai que nunca chegou a conhecer.

Quando Tully se mudou com a mãe para a Avenida dos Vagalumes, uma série de acontecimentos a uniram a Kate. A partir de um acontecimento trágico na vida de Tully, as duas se tornaram inseparáveis, como verdadeiras irmãs e prometeram que a amizade seria para sempre.

– Eu me lembro de quando conheci você, Katie Mularkey Ryan. Você foi a
primeira pessoa que realmente quis me conhecer. É claro, eu tratei você muito
mal no começo, mas, quando eu fui estuprada, você estava lá para me ajudar."
Kate era abnegada, Tully, um pouco egoísta. Kate era totalmente família, Tully, como nunca teve o afeto de uma mãe, vê a família da amiga como sua. Por muitas vezes, a personalidade de Kate, que tem medo de perder a amiga, faz com que ela aceite comportamentos inadequados de Tully, que mesmo sem ter qualquer intenção, a magoava.
As duas amigas tomam rumos totalmente diferentes na vida, mas estiveram sempre juntas, como um porto seguro uma para a outra. Kate se casa e tem filhos, enquanto Tully prioriza sua vida profissional e alcança o reconhecimento que sempre almejou. Em trinta anos de amizade, a relação das duas era tocante, verdadeira, de um amor infinito.  Essa amizade enfrentou inúmeros desafios: um amor, filhos, problemas, conflitos, guerras pelo mundo e o surgimento de um novo milênio. Até que uma ação impensada, uma traição, põe em risco uma amizade de toda uma vida.

"Agora ela sabia, é claro. Fazia mais de um ano que vinha dizendo a si
mesma que estava tudo bem, que ela poderia seguir em frente sem a melhor
amiga. Às vezes chegava até a acreditar nisso."

O livro é dividido em décadas, narrado em terceiro pessoa e rico em detalhes. Kristin consegue passar para o leitor a força do laço que unia as duas mulheres e que se mantinha inquebrantável mediante a tantos acontecimentos, ao amadurecimento das duas, as reviravoltas em suas vidas.

Alguns dizem que a história, que é contada em 450 páginas, poderia ser contada em muito menos. Discordo totalmente. Há sim a presença de detalhes e eles fazem a história se tornar magnífica pois nos faz ver o crescimento das personagens, as transformações de suas emoções. Nessas 450 páginas podemos conhecer quem eram verdadeiramente Kate Mularkey e Tully Hart e nos aproximar, nos identificar com características das duas mulheres.

O final? Ah, o final... No final, posso dizer que Kristin destroçou meu coração. De início, eu não conseguia aceitar, mas depois reconheci que a autora foi simplesmente brilhante. 
Posso ser um pouco suspeita para falar, pois amo livros que retratam as relações humanas, mas tenho que dizer: Amigas para Sempre é simplesmente perfeito! (Perfeito se não considerarmos o título, que em inglês era Firefly Lane, mas fazer o quê...)


Publicado aqui no Brasil pela minha amada Editora Arqueiro, o livro tem a continuação "Por Toda a Eternidade", que também é muito bom, explica muito dos acontecimentos, mas não supera o primeiro.

Bem, eu realmente espero que leiam esse livro que é tão importante pra mim e gostem tanto quanto eu :)




16 comentários:

  1. Oi, tudo bem? Puxa, esse livro me chamou a atenção, não pela amizade em si, mas pelos problemas das personagens. Achei-os muito reais e adoro um toque de realidade na literatura. Gostei, também, do fato de a amizade delas não ter acontecido de imediato, acho que passa ainda mais verdade, pois a vida é assim mesmo, a gente leva tempo pra gostar ou aceitar alguém. Adorei a resenha, parabéns!

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Já tinha ouvido falar sobre esse livro.... porém como tinha lido algumas resenhas negativas, acabei desanimando... mas amei sua resenha.. pra dizer a verdade só estava esperando ler uma resenha falando bem da obra,
    bjus

    ResponderExcluir
  3. OIe!
    Já tinha visto a capa do livro por aí, mas nunca parei para conhecer. Lendo agora sua resenha, adorei! Com certeza já entrou para minha lista de desejados!

    Um grande beijo!

    Blog Cheiro de Livro Nacional

    ResponderExcluir
  4. Uau chega fiquei arrepiada lendo sua resenha e fiquei louca de vontade de ler este livro ..vou anotar aqui para uma oportunidade.. Eu amo personagens femininas e principalmente qdo buscam uma descoberta interior ou realizações e descobertas pessoais...bjs
    http://florroxapoemasepoesias.blogspot.com.br/2015/05/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu achei maravilhoso, principalmente porque me identifiquei muito com a Kate, espero que goste também <3

      Excluir
  5. Eu li esse livro tem um tempinho, ele tem uma mensagem bonitinha, foi uma escrita delicada. Também discordo que a história poderia ser contada em menos páginas, acredito que foi dito o necessário.
    http://www.poesianaalma.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá! Eu não sabia exatamente do que se tratava a história desse livro, apesar de sempre admirar a capa =) A história também parece ser incrível, ainda mais por retratar uma amizade tão bonita. Também gostei de saber como as personagens evoluem durante a trama, acho isso essencial. Com certeza darei uma chance à obra. Ah, só uma dica para o blog: esse tipo de letra é muito ruim para textos longos. Fica bem ruim e difícil de ler :\ Com outra fonte, tenho certeza de que seu blog ficará ainda melhor! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! A escolha da letra foi mais para lembrar a escrita tradicional, letra cursiva, mas devido a dificuldade de muitos de entenderem as postagens rs eu já troquei. Obrigada pela sugestão. Bjs

      Excluir
  7. Oláá
    Eu tenho muita curiosidade para ler o livro e também a continuação, espero e fato gostar bastante e sua resenha conseguiu me deixar ainda mais curiosa, amei o enredo e a capa do livro.

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Isa! Não conheço esse livro, mas pela sua resenha já conseguiu atiçar minha curiosidade. A capa é muito linda, me faz lembrar daqueles livros que a gente lê numa tarde de verão, tipo É proibido ser diferente, bem é interessante saber que tem uma evolução das personagens, é a melhor coisa em um livro, bem ótima resenha! Parabéns pelo blog.

    Beijos, Ahri Prado.
    http://cadeatoalha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Isabella!
    Eu nunca li nenhum livro da Kristin Hannah, mas também não tenho tanta vontade.
    Mas gostei muito da sua resenha e depois de lê-la fiquei com vontade de ler o livro.

    Beijos
    http://aventurandosenoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Não conhecia o livro, mas lembrei que há um filme com o mesmo título. Então fui pesquisar, achando que era uma adaptação desse livro. Mas descobri que é uma adaptação de outro livro com o mesmo nome. Bom, parece que as história são muito parecidas.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Oi, é a primeira vez que visito o blog.
    Gostaria de lhe dizer que você escreve muito bem, e gostei MUITO de ver assuntos interessante por aqui.
    Sabe, aquela coisa de sair de mesmisse..então :D ahazou!

    Um beijo!
    SofiaPiassi.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Sofia! Fico bem feliz com isso :)

      Excluir
  12. Oi, Isa!
    Ahh, esse livro ♥ Eu sou um grande fã da autora, mesmo não lendo nenhum livro dela HAUHAUA, e tipo, eu participei de 300 promoções desse livro, só que eu não ganhei nenhuma T.T #cry. Eu acho as capas dos livros dela muito bonitas e nunca mais li nada que "foca" no tema da amizade, adorei saber que a história é detalhada, e mesmo apresentando 450 páginas, não torna cansativo e muito menos fazer uma "redução" de páginas. Adorei a resenha :)

    Beijos,
    http://umgrandevicioliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Olá! Não tem coisa melhor do que falar de algo que gostamos né! você me passou uma boa impressão do livro. E mesmo com detalhes me parece ser um história interessante. Acredito eu que os muitos detalhes e os poucos detalhes serão ou não definidos como bons ou ruins dependendo de nosso envolvimento com a história. Esse é o barato da leitura!

    Um abraço!
    Pensamentos Valem Ouro

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...