domingo, 8 de março de 2015

Dia Internacional da Mulher - Luta por Igualdade

Hoje, dia oito de março, comemora-se o dia internacional da mulher.Por que este dia foi escolhido?
No dia oito de março de 1857 , operárias de uma fábrica de tecidos em Nova Iorque fizeram uma manifestação, ocupando a fábrica para reivindicação de melhores condições de trabalho (redução da carga horária de 16 para 10 horas, igualdade salarial entre homens e mulheres,etc).
A manifestação foi reprimida com bastante violência, as mulheres trancadas na fábrica e esta, incendiada. Aproximadamente 130 trabalhadoras morreram carbonizadas.
Em 1975, a ONU finalmente decretou o dia 08/03 como Dia Internacional da Mulher.



Muito foi conquistado desde então, mas esse "muito", ainda é pouco. De acordo com Ana Maria Rattes, presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, (Cedim) uma mulher é estuprada a cada doze segundos no Brasil. Segundo o jornal inglês "Daily Mail", o Brasil é o segundo país mais perigoso para mulheres viajantes. A publicação ainda exaltou que os dados são comprovados pelo Ministério da Saúde, que aponta um aumento de 157% no número de casos de estupro entre 2009 e 2012. Diariamente, milhares de brasileiras são assediadas em transportes públicos. Quem não ouviu falar da jovem estudante que foi molestada dentro do ônibus? Uma jovem, que estava simplesmente indo para a escola. Até quando seremos vistas como um simples objeto sexual?

O que dizer da violência doméstica? De acordo com o levantamento da Secretaria de Políticas para Mulheres da Presidência da República, (divulgado nessa sexta-feira (06) ) no ano de 2014, o número 180, que atende casos de violência contra a mulher, recebeu 485.105 ligações, ou seja, mais de 1300 ligações por dia.

Marcas utilizam diariamente imagens de mulheres para aumentar suas vendas. Objetificam o sexo feminino, utilizam-se de propagandas machistas, preconceituosas...Bombardeiam-nos com estereótipos de mulheres que querem que nós sejamos. Mas que não somos e não precisamos ser se não quisermos.

Até quando teremos medo de andar em ruas escuras durante a noite? Até quando teremos que lutar por respeito? Até quando seremos subestimadas pelo simples fato de sermos mulheres? Até quando teremos que ouvir "isso é coisa de homem, você não pode"? Eu simplesmente cansei... E acredito que todas vocês também estejam cansadas dessa lamentável situação.

Como podemos mudar? Nos empoderando. Tomando ciência de nossos direitos, lutando para conquistá-los. Lutando juntas. O movimento feminista ao contrário do que tem sido divulgado, não é um movimento em busca da supremacia feminina. Nós justamente queremos desconstruir o pensamento machista e opressor, substituindo-os pela IGUALDADE de gênero.

Neste oito de março, não queremos presentes, não queremos mensagens bonitas que não condizem com a dura realidade que enfrentamos diariamente. Queremos respeito e uma sociedade igualitária. E vamos lutar por isso.

20 comentários:

  1. Olá =)

    Parabéns pelo seu post sobre o dia internacional da mulher, confesso que a minha timeline encheu de mensagens machistas, o que me irritou profundamente. Mas nós somos sensacionais e tudo o que queremos é respeito. Será que é tão difícil de entender assim?


    Beijos, Rob
    http://estantedarob.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post, hoje o meu foi sobre o mesmo tema, por me irritar de ver meu facebook cheio de mensagens lindas e carinhosas para as mulheres, quando no resto do ano, somos caladas, ignoradas e ofendidas, hoje não é dia de homenagens, hoje é mais um dia de luta.
    Parabéns pelo post.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Primeiramente parabéns para nós mulheres!
    Hoje li vários blogs nos prestigiando e adorei seu post,
    Bjus

    ResponderExcluir
  4. Tenho orgulho de ter nascido mulher, mas tem muita gente ainda que precisa entender o que é nascer mulher. Tem uma nova propaganda de cerveja que vejo e quase tenho vontade de reclamar, pois é somente uma mulher andando de um lado para o outro, com roupas curtíssimas e os homens olhando para ela. Mulheres não são prêmio, publicitários! Tenho vergonha de publicidade assim (ainda mais porque faço parte da leva da comunicação, pois curso Jornalismo). Nenhuma mulher precisa de flores se, por trás desse gesto, ela é abusada, agredida e diminuída implícita e explicitamente. Não quero flores, quero liberdade e respeito. Parabéns pelo texto, é sempre bom saber que há mulheres que entendem que não são propriedades e que precisam reivindicar seus desejos.

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Oláá
    Nossa, post espetacular, muito bom que ainda há pessoas que pensam assim, o dia da mulher não deveria ser só hoje e sim todos os dias, e ainda espero que tenhamos os mesmos direitos, afinal, somos mulheres.
    Maravilhoso post.

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Post adorável e muito necessário. As pessoas acham que temos o que comemorar, mas a verdade é que precisamos lutar e desconstruir o machismo todos os dias. Todos os dias mulheres morrem por serem mulheres. são marginalizadas e têm direitos negados...
    É hora de acabar com isso, afinal, somos maioria!!!!!
    http://poesianaalmaliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Nossa!! Adorei. Se pararmos para pensar não temos muito o que comemorar. Fico revoltada com os abusos que sofremos no dia dia. É revoltante ver, que não podemos sair na rua, sem ouvir uma gracinha, ou até mesmo corremos o risco de acontecer o pior. Os casos de estupro só cresce. Horrível. :(
    Gostei tanto, que vou compartilhar em um grupo no face.

    Beijos!

    http://www.livrosfilmeseencantos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oii, tudo bem?
    Super esclarecedor seu post, e super coerente também...
    Nos últimos tempos tenho visto tanta coisa a respeito do feminismo e tal, mas essas pessoas quando questionadas não tem nenhum argumento...
    Bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir
  9. Parabéns por esse post maravilhoso!!!
    Posso contar nos dedos os posts que encontrei pela blogosfera sobre o tema que tenha dado uma abordagem política ao assunto.

    Café com Letras

    ResponderExcluir
  10. Parabéns pela visão política extremamente pertinente! Viva a nossa luta!

    Beijo!

    Luiza Liz
    Hello Liz - https://www.youtube.com/channel/UCHHOLxS27CM6-YZmclJfONw?sub_confirmation=1

    ResponderExcluir
  11. Olá, Isabella!
    Adorei o seu post! Parabéns!
    Acho que já conquistamos muito e como guerreiras que somos, ainda vamos conquistar cada vez mais o nosso lugar na sociedade!

    Beijos!
    http://fabi-expressoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oie, Isabella!
    Tenho uma relação controversa com as supostas feministas porque já fui agredida verbalmente e chamada de "cachorrinho de macho" só porque, veja bem, um dia postaram uma foto com as axilas peludas e coloridas e pediram a opinião. O que eu comentei? "Não faria". Sim, uma resposta simples provocou uma onda de xingamentos até na minha bisavó.
    Mas reconheço a luta pela igualdade de gênero das reais feministas e me sinto parte desse movimento em si, que busca de fato melhores condições pra nós, mulheres, e não tenta fazer com a gente o que a sociedade machista em si já faz: nos adequar aos padrões que acham corretos (porque é isso que muita "feminisa" tenta fazer comigo quando entro em discussões sobre o tema). Enfim, um feliz dia para todas nós, não só dia 8 de março, mas ao infinito e além!
    Com carinho,
    Celly.

    Me Livrando ❤

    ResponderExcluir
  13. Seria muito bom mesmo trocar todas estas homenagens pelo respeito que nos falta.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  14. Olá, tudo bem?
    Parabéns pelo post, dia 08/03 é dia para reafirmar o emponderamento feminino, de refletir o que foi conquistado e o que ainda falta e lutar ainda mais. Bjus!!!
    http://lendoaestante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oiii
    Parabens pelo post.
    Totalmente informativo e realista!!


    beijos
    http://livrosetalgroup.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Oie, tudo bom?
    Gostei bastante do post. Que o dia 08 nos lembre como somos importantes para a sociedade e que merecemos ter respeito. Além disso, uma sociedade igualitária é aquela que não distingue por gêneros.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oiee, tudo bem?

    Concordo que ainda há muito o que ser evoluído na questão dos diretos das mulheres. A ideia de equiparação salarial, a ideia de deixar uma mulher trabalhar e não cuidar apenas dos filhos... concordo que o dia da mulher é todo o dia

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  19. Oii, tudo bom? =)
    Eu tinha lido um texto referente ao dia das mulheres e ambos estão me fazendo uma ótima reflexão, existe muita coisa a ser reconhecida por vocês, principalmente em relação a violência doméstica que vejo diariamente ser comentando na TV. Adorei sua postagem ;)

    Beijos,
    Luan || http://umgrandevicioliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Oi, Isabella! Que post sensacional. Parabéns! Nada melhor do que abordar o tema (que tanto precisa ser discutido) no dia da mulher. Os dados que você apontou no texto são muito alarmantes e precisam servir como debate, para mostrar que ainda há muito o que ser mudado. Beijos!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...