sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

O Passar do Tempo

O tempo... O que pode ser mais espantoso do que o passar do tempo? Ele pode ser bondoso, cruel, generoso... Pode assumir as facetas que quiser.

Pode mudar vidas, levar a novos caminhos que talvez nunca sequer tenham sido imaginados. Pode mudar pessoas, levando-as a se transformar em quem jamais imaginaram ser, em quem jamais pensaram e se tornar. E isso pode ser bom ou ruim.

Acontecimentos não voltam atrás, as pessoas não são sempre as mesmas.  Como Heráclito descreveu brilhantemente, "Ninguém pode entrar duas vezes no mesmo rio, pois quando nele se entra novamente, não se encontra as mesmas águas, e o próprio ser já se modificou."

É isso que o tempo, as circunstâncias, a vida fazem com o indivíduo, com as situações... Tudo sempre está em constante movimento. Nunca poderemos conhecer a alguém ou até a nós mesmos completamente, porque estamos em constante mudança. Nada permanece igual ou inalterado. E aí está a beleza da vida. Na evolução, na metamorfose, no modelamento do ser em uma nova versão de si mesmo. Versão que pode ser o que o homem deseja ou não, mas que possibilita tantas mudanças quanto forem necessárias.

Mas que fique claro:  embora as possibilidades de mudança durante a vida sejam ilimitadas, o tempo não é... Ele voa, e voa numa rapidez assustadora. O relógio da vida não para, aproveite seu tempo.


28 comentários:

  1. O tempo é algo que deve ser usado a favor de si, sempre. Ele deve ser usado pra coisas boas que vão dar bons resultados. Se não, você simplesmente perdeu.
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  2. Não penso assim... As vezes coisas ruins nos ensinam também... E que o tempo cure :)

    ResponderExcluir
  3. amei seu post, é bem assim, por isso temos que viver intensamente porque o tempo voa

    bjus

    ResponderExcluir
  4. Eu sigo aquele velho dilema : aproveite e faça o que tem que fazer com o tempo que nos é dado. Nunca se sabe quando será seu último dia na terra. Se hoje fosse o último, o q vc faria? Aproveite bastante cada minuto dela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tá certíssima! Assim devemos viver, priorizando o e essencial.

      Excluir
  5. Acredito que justamente essa continuidade dada à vida pelo tempo é o que torna tudo tão incrível e agradável. Não há repetição de acontecimentos, por mais que estes pareçam se repetir. A cada dia se aprende algo novo, surgem novos pensamentos e novas histórias para serem carregadas, isso é o que dá valor à vida. Ao menos, é o que eu acho :)

    Beijosss
    http://bookspoison.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certíssima, flor! Obrigada pela visita, espero que tenha gostado do texto.

      Excluir
  6. Oie, tudo bem?
    Adorei o texto, sempre temos de aproveitar 100% o nosso tempo! Concordo com você Isa, algumas coisas ruins que acontecem com a gente pode nos dar possibilidades em pensar em tudo o que fizemos. Gosto bastante dessa frase e me inspiro nela: "Com organização e tempo, acha-se o segredo de fazer tudo e bem feito." - Pitágoras.
    Beijos,
    Luan || Um Grande Vício Literário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou do texto, Luan. Obrigada pela visita :)

      Excluir
  7. Oi Isabella! Que texto lindo!

    O tempo é uma maravilha mesmo e, apesar de dizerem que ele é uma ilusão criada pelo homem, é tão complexo quanto seu criador. Afinal tempo pode ser o gerador ou o remédio de muitas angustias. Quando se tem o conhecimento de que o tempo é curto, veloz e não perdoa, independente de credo, cor ou status, passa-se a ver a vida de forma mais madura.

    Beijos!

    http://entretenilendo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada George :)
      O tempo é sem dúvida maravilhoso!!

      Excluir
  8. Me fez lembrar uma música de Caetano.
    A passagem do tempo. O passar das horas consome boa parte da nossa ansiedade e sempre causa angústias. Chronos, a quem tudo devora. Adorei seu texto.

    Cafeecomletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Andreza :) Fico muito feliz que tenha gostado. E Caetano é maravilhoso <3

      Excluir
  9. "Eu lebre de março e você tão coelho branco", uma frase minha que uso sempre. A dinâmica do tempo nos envolve e por vezes nos devora. Na sociedade capitalista temos o dilema " quanto temos tempo, não temos dinheiro, quando temos dinheiro não temos tempo" ( isso não vale pra gente rica). E por vezes ouvimos expressões que colocam o tempo como valioso "tempo é dinheiro". Somos insanos procurando definir e moldar o tempo, recusamo-nos as consequências de seu caminhar que nos envelhece e adoece e mesmo assim apreciamos o "tempo" que temos com quem amamos. O tempo é a coisa abstrata mais preciosa que temos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, e devemos usá-lo com com sabedoria, valorizando o essencial para nós :)

      Excluir
  10. A metáfora do tempo é recorrente para falarmos da vida. Gosto de imaginar que vou ter tempo para fazer tudo o tenho vontade de fazer.
    Com a vida pós-moderna, perece que ele, o tempo, passa mais rápido do que o necessário.

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, bem rápido. Temos que aproveitar! Obrigada pela visita :)

      Excluir
  11. Oii, tudo bem?
    Nossa, esse post veio em um momento da minha vida que eu tenho refletido muito sobre mudanças, sobre o tempo.
    Adorei...
    Bjs

    http://a-libri.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, que bom que gostou e espero que tenha ajudado :)

      Excluir
  12. Oie, flor!
    Seu texto não decepcionou <3 Uma coisa engraçada sobre o tempo é que não, ele não cura a dor. Não ameniza, não faz sarar, não cicatriza. A dor, a ferida, sempre estará aberta, não importa o tempo que passe. É como quando você se queima, sabe? Só que nesse caso não haverá todo o processo de recuperação. Depois de um tempo, até para de doer. Mas quando você encosta um dedo na queimadura ainda aberta a ardência volta com força total. O que o tempo de fato faz é nos acostumar a essa dor. E eu não estou me ferindo ao sofrimento de um término, mas sim ao dano irreparável ao nosso coração e a nossa alma que é perder alguém.
    Com carinho,
    Celly.

    http://melivrandoblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente. O tempo não cura, ele ameniza e nos faz conhecer outras pessoas, que não substituem outras, mas preenchem nosso coração também. Bjs flor

      Excluir
  13. Olá! Bom o tempo é realmente um mistério. Fiquei arrepiado ao ler o post. Realmente não passamos duas vezes em um mesmo lugar! Por isso acredito que devemos semear as coisas boas da vida, compartilharmos o que pudermos e ajudar sempre quando estiver ao nosso alcance. Como bem dito no final, o relógio da vida não para, e devemos aproveitar essa passagem, mas do que adiantaria a nós aproveitarmos apenas em benefício próprio? AMEI a reflexão! Parabéns querida amiga!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Erivaldo!! Que bom que gostou <3 e você tem razão, devemos aproveitar o tempo para fazer o melhor para outros também.
      Bjs, obrigada pela visita.

      Excluir
  14. Adorei seu texto. Como você disse, temos que aproveitar a vida ao máximo, porque quando nos damos conta o tempo já passou... Realmente um texto para refletir.

    Beijos
    http://www.under-the-stair.com/

    ResponderExcluir
  15. Olá, adorei o texto, pensar no tempo me faz refletir entre coisas que não fiz e que deveria fazer, crescemos com erros e acertos e aproveitar ao máximo tudo sempre vai ser prioridade, ao menos pra mim. Adorei a reflexão.
    http://k-secretmagic.blogspot.com.br/
    Xoxo

    ResponderExcluir
  16. Gostei muito do texto. O fato de estarmos em contante mudança me assusta um pouco, pra ser sincera nem sei se me reconheço hoje como a menina que fui um dia. Seu texto foi bem reflexivo e verídico, parabéns pela escrita :)
    Abraços

    www.dezenoveprimaveras.com.br

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...