sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Minha Estante - Um Dia, David Nicholls

Como prometido, hoje vim falar de um livro que me marcou bastante. O livro "Um Dia", romance britânico do autor David Nicholls, me marcou não só pela história ou pelos personagens, mas pela mensagem que passa, não tratando o amor de uma forma tão banalizada e idealizada. E um dos poucos livros de romance que trara realmente de amor, não de paixão.

Dexter Mayhew e Emma Morley se conheceram em 1988. No dia seguinte, após a formatura na universidade, trilhariam caminhos diferentes. Depois de apenas um dia inteiro juntos, eles não conseguem parar de pensar um no outro (e não, não acreditam que tenham encontrado o amor de suas vidas, mas se identificam, se gostam como pessoas).

Os anos se passam e Emma e Dexter, ou Dex e Em, como se chamam, levam vidas totalmente diferentes das quais sonhavam ter. Emma, que sempre quis mudar o mundo para melhor através da arte , vive frustrada e infeliz, enquanto Dexter se destaca profissionalmente, mas vive uma vida vazia no sentido pessoal.

O livro conta a vida dos dois em um único dia por todos os anos, o dia 15 de julho.  Os anos se passam, e embora eles volta e meia se desentendam, disputem entre si, a amizade entre os dois prevalece e ao mesmo tempo, vão descobrindo o verdadeiro sentimento que existiu entre eles por todos aqueles anos.


O companheirismo entre o casal protagonista, a amizade, confiança, admiração e convivência são a base do relacionamento de Dex e Em, características estas que fazem o leitor enxergar o amor construído depois de tanto tempo e não uma paixão arrebatadora como na maioria dos livros do gênero.

Emma Morley nos faz refletir muito. A jovem de excelente caráter, cheia de sonhos e planos indo enfrentar um mundo cruel e egoísta.  A vida sem dúvidas nos traz muitas surpresas e muitas vezes não conseguimos nos tornar o que sonhamos, talvez cheguemos ao comodismo, a rotina entediante e frustrante de uma infeliz... Mas sempre há esperança para uma mudança, para que nos reinventemos, e isso não é apenas uma utopia literária. E o relacionamento com Dexter mostra como o amor deve ser: calmo, tranquilo, seguro e cheio de companheirismo.

O final sem dúvidas é surpreendente, mas passa uma lição, se pararmos para analisar. Pena que não posso falar um pouco sobre como me senti em relação ao mesmo, para não dar spoiler.

Sucesso de público e critica, "Um Dia" foi adaptado para o cinema, com a talentosa Anne Hathaway no papel da protagonista Emma, o que me deixou satisfeitíssima, já que a atriz conseguiu captar exatamente  a mocinha do livro.

Pode ser encontrado por apenas R$16,90 nas livrarias de praticamente todo o país.

17 comentários:

  1. Quero muito ler esse livro ele parece ser realmente incrível !!! Confesso que a primeira vista o que me conquistou mesmo foi a Anne Hathaway na capa, mas depois de ler tantas resenhas sobre o livro me sinto compelida a deixar o filme de lado enquanto não ler o livro primeiro :)

    www.dezenoveprimaveras.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deixe mesmo, o livro é mil vezes melhor. Embora Anne dê um show de talento como sempre.

      Excluir
  2. Nossa, em outras vezes em que ouvia falar desse livro nunca tinha me interessado por ele, mas agora me senti na obrigação de lê-lo. Porém acho que ainda vou assistir ao filme primeiro.

    Leitores Forever

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sugiro que leia o livro primeiro, vai se encantar bem mais com os personagens. Boa leitura... Aliás, não preciso nem desejar boa leitura, sei que terá, pois o livro é maravilhoso.
      Obrigada pela visita, flor

      Excluir
  3. Eu vi o filme um dia desses. Eu confesso que não gostei muito. Acho Anne Hathaway maravilhosa e vi o filme por causa dela. Mas mesmo assim não me tocou.
    Talvez eu deve ler o livro para me conectar mais com a história.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. O livro é infinitamente melhor que o livro, revela a alma dos personagens e nos faz sentir exatamente como eles se sentem.
    Obrigada pela visita, flor

    ResponderExcluir
  5. Tenho muita vontade de ler, mas esse é um daqueles livros que só consigo ler na versão física. Já tentei pelo kobo e me desmotivei! Vou comprar e ler pq não dá! www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  6. amei demais a resenha, e tenho muita vontade de ler o livro, não entendo pq até hoje não li, confesso que me deixou empolgada pra ler,
    bjus
    http://www.palavras--encantadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oie Isabella!
    Sobre livros de autores como David Nicholls e Nicholas Sparks, eu prefiro assistir os filmes antes pra ver se leio. Geralmente gosto muito, mas não o suficiente para encarar os livros, até porque eles não fazem meu gênero. Amei sua resenha!

    Com carinho,
    Celly.

    http://melivrandoblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Esse livro sempre me chamou atenção, espero comprar ele ainda esse ano haha.

    Beijoos!

    http://www.under-the-stair.com/

    ResponderExcluir
  9. Quero ler esse livro. Já ouvi falar, mas não imaginava que era tão bom assim <3

    ResponderExcluir
  10. Chorei rios com esse livro. Como você bem colocou, se trata de amor e cumplicidade e não de paixão. Também vi o filme e achei maravilhoso.

    cafeecomletras.blogstpot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oii, tudo bem?
    Comprei esse livro por indicação de uma amiga que me disse que é bom...até hoje não li...
    Me deu vontade agora...
    Bjs

    http://a-libri.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem?
    Eu ainda não li esse livro, mas tenho bastante curiosidade, também não vi o filme e grande parte disso é porque quero ler o livro antes. Eu já vi vários comentários sobre a hitória, teve gente que não gostou e teve quem gostou, eu acho que eu iria adorar, parece ser o tipo de livro que iria me emocionar bastante.

    Beijos :*
    Larissa - http://srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Olá, reconheço que fiquei em dúvida entre ler e não ler um tempo atrás e acabei não lendo, adorei os trechos que mostrou deixou-me curiosa.
    Vou assistir o filme antes de ler o livro porém.
    http://k-secretmagic.blogspot.com.br/
    Xoxo

    ResponderExcluir
  14. Quando vi o filme fiquei tocada por uns três dias seguidos aí li o livro que me estraçalhou o coração. Ótima resenha de uma obra linda, parabéns!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...