quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Minha Estante - Olga, Fernando Morais

Hoje venho falar sobre um dos meus livros preferidos: Olga, de Fernando Morais.
Escrito no estilo jornalístico literário, foi publicado em 1985 pela Editora Ômega e relançado em 1994 e 2005 pela Companhia das Letras.
Posso dizer que poucos livros retrataram de forma mais rica de detalhes e com uma escrita impecável e interessante, a vida de uma pessoa.
O livro é a biografia mais completa relacionada a Olga Benário,militante comunista nascida na Alemanha e de origem judaica.
A obra mostra a luta de Olga por seus ideais, suas contribuições para o partido do qual fazia parte, sua relação com Luís Carlos Prestes e também retrata muito sobre o cenário político da época.
Ótima leitura para quem se interessa por história e para aqueles que prestarão vestibular, pois retrata um importante período no Brasil e no mundo.
O livro traz um trecho da última carta de Olga para Luiz Carlos Prestes e sua filha Anita Leocádia:



(...) Lutei pelo justo, pelo bom e pelo melhor do mundo. Prometo-te agora, ao despedir-me, que até o último instante não terão porque se envergonhar de mim. Quero que me entendam bem: preparar-me para a morte não significa que me renda, mas sim saber fazer-lhe frente quando ela chegue. Mas, no entanto, podem ainda acontecer tantas coisas... Até o último momento manter-me-ei firme e com vontade de viver. Agora vou dormir para ser mais forte amanhã. Beijos, pela última vez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...