segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Minha Estante - A Cidade do Sol, Khaled Hosseini

Bem, hoje vou falar de um livro maravilhoso, A Cidade do Sol, de Khaled Hosseini, que nos faz refletir bastante sobre a situação das mulheres em alguns países.

A obra faz com que o leitor compreenda um pouco da história do Afeganistão desde os anos 70 até o início do século XXI. Duas histórias vão sendo contadas, duas vidas de duas mulheres que não poderiam ser mais diferentes são apresentadas, até o momento em que essas duas histórias viram apenas uma.  Mariam, cresceu se sentindo rejeitada por ser uma harami, resultado de uma relação ilegítima. Aos quinze anos é obrigada a se casar com um homem mais velho, Rashid e a partir deste momento sua vida muda drasticamente. Mariam sempre soube que seu destino era servir ao marido e lhe dar muitos filhos. Mas ela não pôde controlar o que aconteceria em sua vida. Também conhecemos a história de Laila, dezenove anos mais nova que Mariam e que tem uma vida totalmente diferente. Filha de um professor que valorizava a educação mais do que qualquer coisa, Laila sempre soube que seu destino era muito maior do que casar e ter filhos. Mas ela também não pôde controlar o que aconteceria em sua vida.

A partir do momento em que essas duas histórias se unem, essas duas mulheres percebem que não são tão diferentes assim e que precisarão cada vez mais uma da outra e de sua própria força de vontade.

Eu amei o livro porque retrata de uma forma comovente e bem escrita a história do Afeganistão: o combate entre afegãos e soviéticos, a guerra entre os próprios afegãos pelo poder e a ascensão do regime Talibã. Junto com a história do Afeganistão, conhecemos a história das mulheres afegãs, de toda uma sociedade que as oprimia, de um regime violento e sanguinário que controlou o país por um bom tempo.

As histórias de Mariam e Laila representam as histórias de milhares de mulheres afegãs que sofreram e que tiveram seus sonhos destruídos por uma sociedade que não as respeitava e que até hoje as oprime. Obra maravilhosa que retrata fielmente os acontecimentos históricos e suas consequências no Afeganistão e mais uma vez, Khaled Housseini se mostra genial em transmitir por meio da literatura, a realidade de seu país para todo o mundo.

O livro pode ser encontrado por R$31,90 na livraria Saraiva.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...