terça-feira, 13 de janeiro de 2015

ENEM 2015 - Reflexo da Educação no Brasil

O resultado ainda não saiu, mas pela coletiva e pelas palavas do nosso ministro da educação, o rendimento caiu. As notas em matemática caíram e pelo que me consta 539 mil pessoas zeraram a redação. Redação esta com um tema simples, fácil de ser discutido se nas escolas houvesse incentivo ao pensamento crítico. Apenas 250 pessoas tiraram 1000, a nota máxima. 250 entre MILHÕES de jovens que se inscreveram. Sabemos que alguns realmente não levam a prova a sério, mas são alguns, não um número tão alto.

Necessitamos urgentemente de uma mudança no sistema educacional, investimento em educação de qualidade e principalmente, professores capacitados que façam os alunos pensarem, se tornarem seres críticos e participativos nos acontecimentos da sociedade.

Infelizmente, com a educação precária que temos, a maioria dos alunos de escolas públicas não podem concorrer com os estudantes de escolas particulares. Isso precisa mudar.  Nossos estudantes merecem ter acesso ao conhecimento tanto quanto os que podem pagar por ele. O slogan "ENEM, um ensaio para a vida" deveria ser substituído por "ENEM, um indicador da nossa realidade".

 Espero sinceramente que esse quadro mude no próximo ano, embora não acredite nisso.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...