quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Direitos da Mulher e Movimento Feminista

Uma em cada três mulheres no mundo já sofreu violência física, psicológica ou sexual. Agressões físicas, feminicídio, assédio moral e sexual, casamento forçado, mutilação genital e crimes em nome da honra são algumas das lamentáveis situações presentes no cotidiano de milhares de mulheres e meninas no mundo inteiro.

 Na última década mais de 43 mil mulheres brasileiras foram assassinadas. Isto quer dizer uma a cada duas horas e a maioria foi no ambiente doméstico.
Diariamente as mulheres sofrem com assédio em transportes públicos como ônibus, metrôs e outros. Por que isso acontece? Por conta da impunidade, da ausência de leis firmes... Mas ocorre principalmente porque vivemos numa sociedade machista. Sim, vivemos e embora muitos digam que o machismo não existe mais, que muito foi conquistado, isso não é verdade. A sociedade ainda vê a mulher como inferior ao homem, com menos direitos, com mais deveres... A mulher ainda é culpabilizada pelo estupro (Afinal, com que roupa ela estava? Será que não quis e depois se arrependeu?), julgada por suas roupas, discriminada em ambientes de trabalho predominantemente masculinos e tendo dia a dia sua capacidade pessoal e profissional questionada pelo simples fato de ser mulher. 
Pergunto a vocês se isso é justo. Não, não é. E é isso que o movimento feminista tenta combater, essa imensa desigualdade. E por que as pessoas tem tanto medo de se dizer feministas? Tem medo porque pessoas com pensamentos machistas e retrógrados fizeram uma associação mentirosa do feminismo com a misandria, que é o ódio aos homens. Nós feministas só queremos igualdade de direitos entre os gêneros, queremos que o feminicídio acabe, que a violência se extingua...
Vai ser difícil, talvez demore...Mas eu acredito que um dia teremos uma sociedade igualitária onde as mulheres tenham seus direitos respeitados.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...