sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

A França e o Islamismo

Nesta quarta feira na cidade de Paris houve um atentado lamentável na sede do jornal Charlie Hebdo , matando doze pessoas, sendo oito, jornalistas.
Homens talentosos, profissionais reconhecidos em seu meio... Mas desrespeitosos.
Claro, nada, absolutamente NADA justifica este atentado terrorista. Mas vamos analisar os antecedentes?

Para os islamistas, qualquer representação divina ou do profeta Maomé é formalmente proibida. Mas não foi isso que ocasionou o ódio dos islamitas, mas sim as ideias equivocadas a respeito da religião publicadas nas sátiras.  Estereotiparam os muçulmanos como violentos, antiquados e muitas vezes ridicularizaram a imagem do profeta (com imagens do mesmo nu, em cadeira de rodas e outras situações.) Num país como a França onde há uma enorme intolerância religiosa, essas charges só fizeram aumentar essa situação lamentável.

Em julho de 2010, o governo Francês aprovou a lei que impede as mulheres (as muçulmanas, logicamente) de usarem véus ou burcas em locais públicos sob pena de uma multa de R$350,00. Qual o problema disso, afinal? O problema é que esta é uma parte da cultura islâmica importantíssima para os islamitas. Textualmente o Alcorão pede que as mulheres escondam seus atrativos. É um absurdo isso em pleno século XXI? Não, isto não é um absurdo, absurdo é o desrespeito pela cultura e religião alheia. Se essas mulheres estão na França e querem, se sentem bem ao utilizar o véu porque este faz parte de sua fé, é errado, é absurdo que se proíba isto. Logicamente também, a mulher não deve ser obrigada a usá-lo se não quiser, mas por que esta intolerância com as que querem? Por que devem pagar multa por seguir sua religião?

Infelizmente por conta de ações de grupos extremistas, toda a comunidade árabe é estigmatizada como violenta e retrógrada. Mas não, não devemos enxergar religiões, devemos enxergar pessoas. E os islamitas estão em sua maioria tão chocados e tristes como nós após este episódio, afinal o livro sagrado deles, o Alcorão, é terminantemente contra o assassinato.

Minhas sinceras condolências as famílias e amigos das vítimas e meu imenso respeito aos islamitas que praticam sua fé sem extremismos, sem violência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...