terça-feira, 27 de janeiro de 2015

27/01 - Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto

Hoje, dia 27/01 é o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, instituído pela ONU em 2004. Há exatos setenta anos atrás, o maior campo de extermínio nazista, o campo de Auschwitz foi libertado pelo exército soviético. Este dia acabou por se tornar uma homenagem, uma lembrança a todas as vítimas deste tenebroso período da história recente.


As vítimas foram judeus,inimigos políticos (principalmente comunistas),ciganos,sérvios, poloneses, maçons,Testemunhas de Jeová , prisioneiros de guerra e homossexuais. Auschwirtz Bikernau foi o mais mortífero campo de extermínio, onde milhares de pessoas morreram na câmara de gás, vítimas de doenças, por espancamento, fuzilamento, frio, fome e algumas por suicídio. Com a aproximação dos Aliados, muitos prisioneiros foram cremados vivos.

Os soldados ficaram chocados com os poucos prisioneiros encontrados vivos nos campos, com o estado em que estavam vivendo, muitos apenas a espera da morte, esqueléticos, doentes, famintos, com desequilíbrio mental...

“Vi muitas coisas horríveis e de pesadelo nesta guerra, mas o que testemunhei em Auschwitz ultrapassa a imaginação”, escreveu o militar soviético Georgi Elisavestski numa carta à mulher, quando já era comandante do campo, depois do Exército Vermelho ter assumido o controle."

Obviamente existiam inúmeros campos de concentração, como de Bergen Belsen, onde morreu Anne Frank, o de Dachau e muitos outros, mas a maioria foi destruída pelos alemães. Hoje, o campo de Auschwitz é um museu e memorial em memória das vítimas e recebe milhões de visitas por ano. Hoje, muitos ex prisioneiros sobreviventes visitam o local e recordam o horror ali vivido.

Que nunca esqueçamos deste horror vivido para que não seja repetido jamais.

Deixo abaixo, um vídeo, com a libertação da maioria dos campos e as condições encontradas:


Para maiores informações, indico a vocês  Exposição Triângulo Roxo, fui duas vezes e é simplesmente tocante e verdadeiro.


30 comentários:

  1. Esse tipo de matéria é extremamente necessária para nos mostrar o quão desumano o ser humano pode ser. Vi algo na tv mas foi apenas uma breve menção dos fatos. Deus queira que algo do tipo nunca volte a acontecer. É mesmo muito triste saber que nossos semelhantes podem ser capazes de tamanha atrocidade. Enfim, parabéns pelo post !
    Abraços

    www.dezenoveprimaveras.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada :)
      Me interesso bastante pelo assunto e pretendo fazer muitos relacionados a história no blog.

      Excluir
  2. Parabéns pelo seu post. Extremamente necessário informar sobre, e não esquecer um episódio tão terrível da história da humanidade.

    cafeecomletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Andreza! Acessei o seu blog e achei a ideia do Café muito legal, interessante e originalíssima. Parabéns pela criatividade e conteúdo.

      Excluir
  3. Parabéns pelo seu post. Extremamente necessário informar sobre, e não esquecer um episódio tão terrível da história da humanidade.

    cafeecomletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Acho importante falar desse tipo de coisa, já que não aparece muito nas midias mais comuns. Parabéns pelo post.

    http://orelhadapagina.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Soo de imaginar o que essas pessoas passaram ali, me sinto enjoada. Não consigo ver documentários, entrevistas, nada. A minha vontade é de chorar. Lamento muito por todos os que morreram, e a todos os familiares que perderam um ente querido ali. E aos sobreviventes? Muitos, ate hoje, não se recuperaram, física e emocionalmente. E principalmente aos judeus. Milhões torturados e dizimados. Mas como a grande nação que é , se reergueu, e Israel virou um refúgio, um lar a todos. E mesmo apesar de ser atacado todos os dias, e ver e aguentar uma mídia mentirosa omitindo ou distorcendo fatos sujando sua imagem mundialmente, continua de pe. Parabéns pela postagem, a melhor que li hoje.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada :)
      Realmente é um assunto que nos deixa tristes, envergonhados da raça humana. Os judeus e outros grupos sofreram bastante e temos que nos lembrar sempre para que não volte a acontecer.

      Excluir
  6. Parabéns pelo post Isabella. Esse é um assunto que me interessa demais. Já vi diversos filmes a respeito e li alguns livros também e acho importante que o tema seja amplamente divulgado, pois isso é o importante ao se estudar história não é mesmo? Olhar os erros cometidos no passado e evitar cometê-los novamente. Tenho uma vontade imensa em visitar a Polônia, principalmente para ir ao campo, apesar de ter certeza que será uma visita muito triste.

    Samara - Infinitos Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um dos meus maiores sonhos também é conhecer o Memorial de Auschwitz! Embora seja um local triste, seria muito bom estar lá, aprender e conhecer mais da história.

      Excluir
  7. Olá!

    Apesar de vermos todas essa tragédia e ainda sentir pelo que aconteceu, parece que o mundo superou bem rápido todo esse horror, e os seres humanos vem procurando novas formas de crueldade contra seus semelhantes. Infelizmente, a lição ainda não foi aprendida.

    Beijos
    http://coolturenews.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, vendo os últimos acontecimentos, parece que tudo tem piorado né?
      Leia — 2 Timóteo 3:1, 2, 3

      Excluir
  8. É bom ver gente assim falando dessas coisas, sabemos que a mídia não dá muita atenção e por isso acaba no esquecimento.
    Adorei o blog
    beijos
    http://cheireiumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. As vezes eu não consigo acreditar na tamanha crueldade do ser humano.... Que pena que a mídia prefere mostrar coisas ridículas à fatos que marcaram a história...

    beijos
    colecionando livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, mas existem muitos documentários interessantes pra assistir, eu por exemplo vivo procurando. Obrigada pela visita :)

      Excluir
  10. Oii, tudo bem?
    Um acontecimento muito triste e revoltante.
    Assisti durante o dia várias matérias a respeito na televisão...
    Bjs

    http://a-libri.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi, Isabella!
    Infelizmente, é um dia de lembranças tristes dos horrores do Holocausto.
    Mas, não podemos esquecer jamais, este período da história mundial.
    Parabéns pelo post!

    Beijos!
    http://fabi-expressoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada flor, vou dar uma passadinha no seu blog

      Excluir
  12. Oi, tudo bem?
    Eu gosto bastante de ler sobre o Holocausto, é um período tão triste, mas que merece ser conhecido e entendido por todos, né? Enfim, eu gostei bastante do seu post, dificilmente vejo um sobre esse tema.

    Beijos :*
    Larissa - http://srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que q bom que gostou :) Eu amo história e realmente gosto de fazer posts sobre temas que não são muito publicados. Volte sempre, vou fazer uma visitinha ao seu blog. Se quiser, siga o meu :)

      Excluir
  13. Parabéns pela matéria, é bom mostrar ao publico o que aconteceu no mundo, lembro de ter tido debate na sala de aula, foi um assunto bastante comentado.
    http://k-secretmagic.blogspot.com.br/
    Xoxo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As aulas de história são as melhores rsrs. Pode deixar que farei uma visitinha ao seu blog, bjss

      Excluir
    2. As aulas de história são as melhores rsrs. Pode deixar que farei uma visitinha ao seu blog, bjss

      Excluir
  14. Oi, Isabella!

    O seu blog foi o único que dedicou um post a essa data. Eu nem sabia dela! Meus sinceros e merecidos parabéns. É um acontecimento que tem sim de ser relembrado a todo instante por toda a crueldade que o envolveu. É pra chocar sim! Só desse jeito que a gente entende :(

    Com carinho,
    Celly.

    http://melivrandoblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Este é um capítulo na nossa história que me deixa profundamente triste.

    Gosto de assistir a filmes que retratam essa época, pois só então consigo ter uma noção do quanto o ser humano pode ser cruel, quando tem a ideia de superioridade na cabeça.

    Eu não sabia que existia uma data em memória dessas pessoas que tanto sofreram.

    Beijos,
    Karina do blog Eu e Minha Cultura.

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    Isso é algo que precisa ser lembrado sempre, assim, quem sabe, não acontecerá novamente. É algo terrível, pensar no que as pessoas que estavam lá passaram me dá arrepios.
    Até mais!

    ResponderExcluir
  17. Eu gosto muito de estudar sobre esse período da Alemanha nazista. Não sei como as pessoas podem ser tão desumanas, cometer atrocidades por ganancia, mentes fracas, já que muitos foram manipulados.
    Eu, como uma apaixonada por história, gostaria muito de visitar o campo de Auschwitz.
    Há muitos estudiosos que dizem que o holocausto foi uma grande farsa, como muitas outras feitas pelos Estados Unidos. Não acredito que seja, mas depois que vi alguns estudos desses historiadores fiquei com uma pulga atrás da orelha.
    Ótimo post, viu.
    Traga mais matérias assim.
    Um beijo!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...